ESTIMATIVAS DE BIOMASSA E CARBONO EM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NO OESTE DO PARANÁ

Autores

  • Qohélet José Ianiski Veres Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Luciano Farinha Watzlawick Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Richeliel Albert Rodrigues Silva Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v5i1.66001

Palavras-chave:

Biomassa acima do solo, Crédito de Carbono, Equações alométricas, Mudanças climáticas

Resumo

As formações florestais são responsáveis por armazenar diferentes quantidades de carbono na biomassa, em função da intensificação do efeito-estufa e, consequentemente, do aquecimento global. Diante da importância dessa temática, foram testadas as seguintes hipóteses: o ajuste de modelos alométricos a partir das arvores individuais provindas da classificação dos Valores de Importância (VI) são eficientes? Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo ajustar e estimar valores referentes à biomassa e ao carbono estocado total e por componentes em um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual, no município de São José das Palmeiras, PR. Foram abatidas 32 árvores-amostra em 2008, para o ajuste das equações alométricas, as quais foram selecionadas por meio do ranqueamento do valor de importância (VI). Os coeficientes de determinação ajustado (R² adj.) variaram de 0,11% a 0,90% e o erro padrão de 141,89% a 41,53%, para biomassa dos componentes; R² adj. de 0,03% a 0,87 e erro padrão de 143,64% a 46,20%, para carbono estocado nos componentes. Estimou-se em 56,25 t.ha-1 a biomassa total do componente arbóreo e 25,88 t.ha-1 de carbono total. Portanto, o método testado de ajustar modelos alométricos a partir das árvores individuais provindas da classificação dos valores de importância (VI) teve êxito. Os valores de biomassa total, carbono orgânico estocado e carbono efetivamente sequestrado são condizentes com o perfil da área do estudo.

Biografia do Autor

Qohélet José Ianiski Veres, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste(2009), mestrado em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste(2012) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Colegio Florestal Presidente Costa e Silva(2005). Atualmente é ADMINISTRADOR SÓCIO PROPRIETARIO da DIVISA CERTA ASSISTENCIA TECNICA RURAL LTDA - ME. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Ministração de Cursos.

Luciano Farinha Watzlawick, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é bolsista de pós-doutorado da Universidade Federal de Santa Maria e professor associado a da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: floresta com araucária, floresta ombrófila mista, sensoriamento remoto, biomassa e fitossociologia. 

Richeliel Albert Rodrigues Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Técnico em Agropecuária, Técnico em Comércio Exterior, Engenheiro Florestal e Mestre em Ciências Florestais (2007-2017) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Doutorando em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Participou de diversos projetos de pesquisa e extensão. Tem experiência nos seguintes temas: genética de populações, inventário, dinâmica, silvicultura, recuperação de áreas degradadas e manejo florestal. É membro do grupo de pesquisa: "inventário, Dinâmica e Fixação de Carbono em Ecossistemas Florestais".

Downloads

Publicado

2019-08-21

Como Citar

Veres, Q. J. I., Watzlawick, L. F., & Silva, R. A. R. (2019). ESTIMATIVAS DE BIOMASSA E CARBONO EM FRAGMENTO DE FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL NO OESTE DO PARANÁ. Biofix Scientific Journal, 5(1), 23–31. https://doi.org/10.5380/biofix.v5i1.66001

Edição

Seção

Artigos