MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO DETERMINANTE PARA REDUÇÃO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO DE UM FELLER BUNCHER

Autores

  • Carlos Cezar Cavassin Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ http://orcid.org/0000-0002-1578-4392
  • Eduardo da Silva Lopes Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Gabriel de Magalhães Miranda Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Henrique Soares Koehler Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/biofix.v2i2.54954

Palavras-chave:

Corte florestal, Mecanização, World Class Maintenance

Resumo

Este trabalho avaliou a atividade de manutenção mecânica de um feller buncher empregando a World Class Maintenance (WCM), que utiliza como premissa a manutenção preventiva, visando a redução dos custos de produção e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. O trabalho foi conduzido em plantios de Pinus taeda e Eucalyptus grandis de uma empresa florestal localizada no estado do Paraná, Brasil. A análise contemplou três períodos subsequentes de seis meses, sendo eles: implantação, amadurecimento e estabilização do modelo WCM. A avaliação foi realizada por meio da determinação dos índices de disponibilidade mecânica, consumo de óleo hidráulico e custos da manutenção. Os resultados mostraram que houve aumento na disponibilidade mecânica do equipamento de 1,75%. Para o consumo de óleo hidráulico, após o período de implantação, houve redução de 63%, reflexo este das manutenções preventivas realizadas durante as atividades.  O custo de manutenção no modelo WCM apresentou redução de 14,4%, ocasionado pelo investimento de infraestrutura e treinamento de mecânicos e operadores. O modelo o WCM mostrou aplicabilidade na manutenção de equipamentos de corte florestal, com potencial de melhorias em relação à segurança operacional, capacidade produtiva e aumento da vida útil dos mesmos.

Biografia do Autor

Carlos Cezar Cavassin Diniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutorando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Possui Mestrado em Ciências Florestais e Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Irati - PR. Tem experiência na área de colheita florestal com foco em manutenção mecânica e economia. Trabalhou como estagiário na área de desenvolvimento de projetos florestal na Klabin S.A. e posteriormente como trainne na Florestal Gateados na área de colheita da madeira. Possui publicações de trabalhos em revistas científicas e eventos com ênfase em Colheita Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: corte e extração, planejamento, manutenção mecânica, análise operacional e econômica.

Eduardo da Silva Lopes, Universidade Estadual do Centro-Oeste


Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Colheita e Transporte Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: colheita florestal, produtividade, ergonomia, custos e treinamento. Coordenador do Centro de Formação de Operadores Florestais (CENFOR). Bolsista de Produtividade do CNPq, Nivel 2.

Gabriel de Magalhães Miranda, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa(1997), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa(2000), doutorado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa(2003) e curso-tecnico-profissionalizantepela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena(1987). Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Revisor de periódico da Floresta (UFPR), Revisor de periódico da Revista Árvore e Revisor de periódico da Ambiência (UNICENTRO). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal. Atuando principalmente nos seguintes temas:Madeira - Descascamento - Aspectos econômicos, Madeira - Transporte - Custos, Madeira - Casca - Aproveitamento, Madeira - Casca - Teor de nutrientes - Custos.

Henrique Soares Koehler, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1975), Mestrado em Forestry pela Michigan State University / USA (1979) e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Estatística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem, inventário florestal, programação, sistemas computacionais. 

Downloads

Publicado

2017-10-10

Como Citar

Diniz, C. C. C., Lopes, E. da S., Miranda, G. de M., & Koehler, H. S. (2017). MANUTENÇÃO PREVENTIVA COMO DETERMINANTE PARA REDUÇÃO DE CUSTOS DE MANUTENÇÃO DE UM FELLER BUNCHER. BIOFIX Scientific Journal, 2(2), 43–47. https://doi.org/10.5380/biofix.v2i2.54954

Edição

Seção

Artigos