DEMONSTRATIVO DE VANTAGENS ECONÔMICAS E DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA OPÇÃO POR ETANOL NOS ABASTECIMENTOS DE VEÍCULOS FLEX-FUEL
DOI:
https://doi.org/10.5380/biofix.v1i1.49093Palavras-chave:
Combustíveis, Biocombustível, GEE, Eficiência energética, GasolinaResumo
A diferença entre o preço do combustível no abastecimento de uma frota de veículos flex-fuel com etanol ou com gasolina não deve ser o principal quesito na escolha do combustível empregado. Utilizando os dados de abastecimento de um conjunto de um pool de veículos flex-fuel de uma grande empresa durante todo o ano de 2014, onde se utilizou majoritariamente a opção da gasolina como combustível. Este trabalho propõe uma metodologia para o cálculo da diferença entre os preços no abastecimento e entre a quantidade de emissões de gases de efeito estufa gerados tanto pelo uso misto de combustíveis, quanto pelo uso exclusivo do etanol hidratado estimado para se percorrer a mesma distância. Também se estabeleceu uma relação entre a diferença de preços por litro dos dois combustíveis e a economia gerada. Por fim, conclui-se que há realmente vantagens financeiras e ambientais na adoção da preferência ao biocombustível. Com o estudo, acredita-se na contribuição com as discussões voltadas à temática em foco e na orientação na tomada de decisões políticas e econômicas voltadas à utilização de etanol, bem como para políticas de sustentabilidade.
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