POSICIONAMENTO POR SATÉLITE: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS PARA O INÍCIO DO TERCEIRO MILÊNIO
Main Article Content
Abstract
Ao se falar em posicionamento por satélite, inevitavelmente vem a mente o GPS, Sistema de Posicionamento Global. Trata-se de uma ferramenta altamente eficiente para a execução das atividades de posicionamento. Não obstante a sua alta performance, o sistema apresenta certas limitações, o que impede sua utilização em uma série de atividades, em especial aquelas que exigem, em tempo real, alto grau de confiabilidade. Um exemplo é a aviação civil. Essas limitações estão associadas ao SA e a falta de informações sobre a integridade do sistema. Quando o GLONASS, sistema russo similar ao GPS, foi declarado operacional em 1996, parte destes problemas pareciam terem sido resolvidos, haja vista que o mesmo não apresenta AS e SA, além do fato da comunidade usuária passar a dispor de uma constelação de 48 satélites. A principio, o GLONASS se apresentava como um rival cm potencial para o GPS, e depois, como uma ferramenta complementar. Durante essa fase. a modernização do GPS passou a ser um ponto de constante discussão. Atualmente, o futuro do GLONASS parece incerto, pois não tem sido adotado, por parte dos russos, uma política visando a manutenção do sistema, e a modernização do GPS esbarra-se na aprovação de recursos financeiros por parte do Congresso Americano. Ao mesmo tempo, a Agencia Espacial Européia, composta por 14 nações, propõe um sistema global de navegação por satélite, denominado Galileo, o qual está programado para entrar em operação em 2008. Galileo e a modernização do GPS se inserem dentro do contexto de GNSS. Neste trabalho objetiva-se descrever a situação atual no que concerne ao posicionamento por satélite, abrangendo os sistemas disponíveis mais utilizados, aplicações e limitações, apresentar algumas perspectivas em termos de modernização do GPS e suas conseqüências e benefícios para os usuários. Além disto, descreve-se as mais recentes informações sobre o Galileo.
Article Details
Submission of an original manuscript to the Journal will be taken to mean that it represents original work not previously published, that is not being considered elsewhere for publication.
The BCG allows the author(s) to hold the copyright without restrictions and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
The BCG also allows the authors to retain publishing rights without restrictions.