ESTUDO PRELIMINAR DA PREFERÊNCIA DE COR PARA ROTA E SETA DE MANOBRA EM MAPAS DE SISTEMAS DE GUIA DE ROTA
Abstract
Os Sistemas de Navegação e Guia de Rota em Automóvel (SINGRA), comerciais
ou gratuitos, vêm adotando diferentes projetos gráficos para os mapas que apoiam a
tarefa de navegação. O objetivo deste trabalho é avaliar a preferência de um grupo
de motoristas pela cor da rota e da seta de manobra para mapas destes sistemas. Um
total de 54 motoristas (27 homens e 27 mulheres) participou de um experimento que
ocorreu em um automóvel estacionado. Duas representações cartográficas foram
produzidas para avaliar a preferência pela cor da rota, e outras duas representações
para avaliar a preferência pela cor da seta de manobra. Para a cor da rota, utilizou-se
o preto e o matiz azul, e para a cor da seta, utilizou-se os matizes verde e vermelho.
As representações foram exibidas em um monitor de navegação sete polegadas. Os
resultados indicam que a maioria dos motoristas prefere a rota em preto. Porém, os
motoristas experientes com SINGRA apresentam tendência para a rota no matiz
azul. A seta em verde foi preferida pela grande maioria dos motoristas e nenhuma
relação foi encontrada com as características individuais. Neste estudo, conclui-se que a preferência dos motoristas foi influenciada por diferentes fatores, tais como
agrupamento perceptivo por cor, forma e proximidade, associação subjetiva ou
convencional e pelo nível de contraste entre as feições do mapa. Recomenda-se
avaliar o desempenho das representações cartográficas na tarefa de manutenção em
rota para corroborar a influência do projeto gráfico dos mapas na usabilidade dos
sistemas de guia de rota.
ou gratuitos, vêm adotando diferentes projetos gráficos para os mapas que apoiam a
tarefa de navegação. O objetivo deste trabalho é avaliar a preferência de um grupo
de motoristas pela cor da rota e da seta de manobra para mapas destes sistemas. Um
total de 54 motoristas (27 homens e 27 mulheres) participou de um experimento que
ocorreu em um automóvel estacionado. Duas representações cartográficas foram
produzidas para avaliar a preferência pela cor da rota, e outras duas representações
para avaliar a preferência pela cor da seta de manobra. Para a cor da rota, utilizou-se
o preto e o matiz azul, e para a cor da seta, utilizou-se os matizes verde e vermelho.
As representações foram exibidas em um monitor de navegação sete polegadas. Os
resultados indicam que a maioria dos motoristas prefere a rota em preto. Porém, os
motoristas experientes com SINGRA apresentam tendência para a rota no matiz
azul. A seta em verde foi preferida pela grande maioria dos motoristas e nenhuma
relação foi encontrada com as características individuais. Neste estudo, conclui-se que a preferência dos motoristas foi influenciada por diferentes fatores, tais como
agrupamento perceptivo por cor, forma e proximidade, associação subjetiva ou
convencional e pelo nível de contraste entre as feições do mapa. Recomenda-se
avaliar o desempenho das representações cartográficas na tarefa de manutenção em
rota para corroborar a influência do projeto gráfico dos mapas na usabilidade dos
sistemas de guia de rota.
Keywords
Sistema de Navegação e Guia de Rota; Representação Cartográfica; Preferência Subjetiva; Usabilidade.