INFLUÊNCIA DA COMBINAÇÃO DE DADOS GPS E GLONASS NO GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A questão agrária ainda é um tema bastante discutido no Brasil, principalmente noque diz respeito à posse da terra. A Lei nº 10.267/01 foi um grande avanço para aquestão agrária. A partir de então, todos os imóveis rurais devem sergeorreferenciados ao Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). Para isso, são utilizadosmétodos de posicionamento por satélites e convencionais. Mudanças vêm ocorrendonos sistemas de posicionamento por satélites em razão do acréscimo de novos sinaisno GPS (Global Positionig System) e a reestruturação do GLONASS (GlobalOrbiting Navigation Satellite System), além dos novos sistemas, Galileo e Compass.Para avaliar os efeitos da combinação de dados GPS e GLONASS, foram realizadosprocessamentos de dados com diferentes configurações. Os processamentos foramrealizados para a determinação das coordenadas dos pontos de apoio básico elimítrofes de imóveis rurais. Ao final, verificou-se que o uso de efemérides precisasno transporte de coordenadas de pontos de apoio não apresenta influência relevante,pois o transporte com efemérides transmitidas também atende a exigência deprecisão da Norma Técnica de Georreferenciamento de Imóveis Rurais (NTGIR).Quando foram utilizados dados GPS e GLONASS, as melhores soluções foramobtidas. No caso dos pontos limítrofes, o uso de dados GPS e GLONASS também érecomendado, pois atende a exigência de precisão da NTGIR e apresenta resultadosmelhores que dos dados processados separadamente.
Detalhes do artigo
Como Citar
PINTO, M. S., CAMARGO, P. D. O., & MONICO, J. F. G. (2013). INFLUÊNCIA DA COMBINAÇÃO DE DADOS GPS E GLONASS NO GEORREFERENCIAMENTO DE IMÓVEIS RURAIS. Boletim De Ciências Geodésicas, 19(1). https://doi.org/10.5380/bcg.v19i1.31242
Edição
Seção
Artigos
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os autores também têm os direitos de publicação dos artigos, sem restrições. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.