PLANEJAMENTO DE REDES GEODÉSICAS RESISTENTES A MÚLTIPLOS OUTLIERS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Ao se planejar o levantamento de uma rede geodésica, deseja-se que as observações aserem realizadas e as coordenadas dos pontos a serem estimadas atendam critérios deprecisão e confiabilidade pré-estabelecidos de acordo com os objetivos do projeto. Naetapa de pré-análise, antes mesmo da coleta das observações, é possível estimar aprecisão e confiabilidade da rede, estipulando uma geometria/configuração para amesma e a precisão esperada para as observações. O objetivo deste artigo é apresentaro planejamento de uma rede geodésica que atenda critérios de precisão econfiabilidade, considerando a possível existência de dois ou mais erros nãodetectados nas observações, bem como a influência (simultânea) destes erros sobre osparâmetros (coordenadas ajustadas dos vértices). Além da revisão teórica,experimentos foram realizados em uma rede GNSS, onde foram estipulados critériosde precisão e confiabilidade considerando a existência de até duas observaçõescontaminadas por erros (outliers), de maneira simultânea. O planejamento da rede foifeito por meio do método da tentativa e erro. Depois do processamento dos dados edo ajustamento da rede, se verificou que os critérios de precisão e confiabilidade queforam estipulados na etapa de pré-análise foram devidamente obtidos.
Detalhes do artigo
Como Citar
KLEIN, I., MATSUOKA, M. T., DE SOUZA, S. F., & COLLISCHONN, C. (2012). PLANEJAMENTO DE REDES GEODÉSICAS RESISTENTES A MÚLTIPLOS OUTLIERS. Boletim De Ciências Geodésicas, 18(3). https://doi.org/10.5380/bcg.v18i3.29212
Edição
Seção
Artigos
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os autores também têm os direitos de publicação dos artigos, sem restrições. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.