CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O cadastro territorial multifinalitário é considerado uma ferramenta eficaz para oordenamento territorial. Com o passar dos tempos, sua aplicação deixa de ser apenasfiscal e passa a ser mais direcionado à gestão territorial, à proteção ambiental e aodesenvolvimento sustentável. Num contexto mais amplo, a implementação docadastro multifinalitário traz benefícios gerenciais e de planejamento para asorganizações governamentais e para o setor privado. Além disso, proporcionabenefícios diretos aos cidadãos, melhoria no acesso às informações territoriais, maisprecisão na avaliação da propriedade em casos de compra ou venda, identificação dalocalização de serviços básicos, entre outros. Considerando esses aspectos, esteartigo tem como finalidade descrever de uma forma geral, os componentes docadastro territorial multinalitário e apresentar algumas reflexões acerca dosbenefícios da sua implementação. Descreve, ainda, os Cadastros 3D e 4D e discutealguns problemas sobre a implantação do cadastro multifinalitário no Brasil.
Detalhes do artigo
Como Citar
PAIXÃO, S. K. S., NICHOLS, S., & CARNEIRO, A. F. (2012). CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO: DADOS E PROBLEMAS DE IMPLEMENTAÇÃO DO CONVENCIONAL AO 3D E 4D. Boletim De Ciências Geodésicas, 18(1). https://doi.org/10.5380/bcg.v18i1.26454
Edição
Seção
Artigos
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Os autores também têm os direitos de publicação dos artigos, sem restrições. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.