Open Journal Systems

UTILIZAÇÃO DO GPS NO APOIO AO CONTROLE OPERACIONAL DE VEÍCULOS FERROVIÁRIOS

Jeferson Massinhan

Abstract



Considerando que a RFFSA/SR.5 (Rede Ferroviária Federal S/A -
Superintendência Regional 5) transporta cerca de 65% da produção agrícola voltada
para a exportação no Estado do Paraná a UFPR/CPGCG (Universidade Federal do
Paraná/Curso de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas) e a RFFSA/SR.5
firmaram convênio com o objetivo de implementar o atual sistema de controle de
tráfego de trens, por meio do sistema GPS (Global Positioning System). Este
trabalho apresenta uma técnica de posicionamento denominada Navegação
Controlada, desenvolvida valendo-se da geometria fixa que a ferrovia apresenta e
que consiste em cadastrar um determinado trecho ferroviário a partir de um
levantamento cinemático. Este cadastramento fica armazenado no banco de dados
de um programa de localização. Assim sendo, todos os sinais enviados pelos
veículos em movimento para a base, antes de serem plotados, são comparados com
o banco de dados de forma a balizar as coordenadas recebidas, transformando-as no
quilômetro ferroviário equivalente. Esta técnica foi desenvolvida no sentido de
ajudar em parte o monitoramento de trens, apresentando um custo relativamente
baixo.


Abstract


Nearly 65% of the agricultural production os the State of Paraná, exported
every year, uses the railway system maintened by the RFFSA/SR.5 (Rede
Ferroviária Federal S/A - Superintendência Regional 5). An agreement between the
RFFSA/SR.5 and the UFPR/CPGCG (Universidade Federal do Paraná/Curso de
Pós-Graduação em Ciências Geodésicas) was signed having as main objective the
establishment of the current railway monitoring system using the GPS (Global
Positioning System). This works presents the positioning technique called
Controlled Navigation. This technique was developed based on the fixed geometry
of the railways. First, the cadastre of a section of the railway is carried out by means of a kinematic GPS surveying. This cadastre becomes part of the data bank of the
software LOCALIZA. Every coordinate of the trajectory of the moving GPS
receiver on board the train is broadcast to the monitoring railway center. These
coordinates, before being ploted, are comparad with the sofwares data bank in
order tho define the trains position with respect to the nearest kilometer mark. This
technique was developed in order to offer a cheap and straightforward way to help
the monitoring of the railway system.