ATUALIZAÇÃO DE CONTORNOS EM CARTOGRAFIA NÁUTICA BASEADA EM IMAGENS DE VÍDEO E DADOS DO SENSOR HRV-PANCROMÁTICO
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Resumo
Este trabalho demonstra uma metodologia de atualização de contornos em
cartografia náutica, baseada em imagens de vídeo, complementadas por imagens de
satélite quando necessário. Foi utilizada uma câmara de vídeo digital comum,
calibrada, acoplada a um helicóptero Esquilo UH-12, da Marinha do Brasil, para
obtenção das imagens de vídeo do porto de Rio Grande (RS) que, depois de
ortoretificadas, foram reunidas num ortomosaico. Gerou-se o contorno a partir do
ortomosaico, complementado por uma imagem resultante da fusão dos dados do
sensor HRV (High Resolution Visible) pancromático do satélite SPOT (Satellite
Pour Observationde l aTerre) com o próprio ortomosaico, e fez-se uma detecção
visual das alterações ocorridas no terreno, a fim de avaliar a necessidade de
atualização do contorno da carta náutica 2101, da Marinha do Brasil. O processo
utilizado até o presente momento depende de aerolevantamentos feitos por
empresas particulares, implicando na estrita observação de normas e leis que
regulem a contratação de serviços por órgãos da administração pública direta. A
metodologia ora apresentada tem por objetivo permitir à Marinha do Brasil atualizar
os contornos de suas cartas náuticas por meios próprios, e, se adotada, reduziria
custos e tempo de execução desta tarefa.
Updating methodology demonstrating a nautical cartography complemented by
satellite images and HRV-pancromatic sensor
Abstract
This essay demonstrates a nautical cartography contour updating
methodology, based in digital video imagery, complemented by satellite images, whenever needed. A common, calibrated digital video camera, connected to a
Brazilian Navy Esquilo UH-12 helicopter, was used to obtain video images from
the port of Rio Grande, state of Rio Grande do Sul. Those images, after being
orthorectified, were gathered in a orthomosaic. A contour was generated based on
the orthomosaic, complemented by an image resulting from merging SPOT-HRV
panchromatic sensor data to the orthomosaic itself. A visual terrain changes
detection has been conducted, in order to evaluate Brazilian Navys nautical chart
2101 need for contour updating. The process used so far depends on aerial surveys
carried out by private companies, which implies in the strict observation of rules
and regulations for services contracting by direct, public administration
instituitions. The methodology here presented aims to allow the Brazilian Navy to
update its nautical charts contours by its own and, should it be adopted, would
reduce costs and this task accomplishment time.