INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS E TÉCNICAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUXILIAR A TOMADA DE DECISÃO LOCACIONAL DO SETOR BANCÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5380/bcg.v13i2.10734Palavras-chave:
Geomarketing, Sistemas de Informações Geográficas, Sistema Especialista, Setor Bancário, Integração de Sistemas, Geographic Information System, Expert System, Banking Industry, System IntegrationResumo
Decidir sobre a melhor localização de um ponto comercial em qualquer setor é uma
das tarefas mais importantes a ser tomada. No entanto, realizar uma decisão
locacional é uma tarefa complexa, pois envolve inúmeras variáveis, não só
espaciais, como também subjetivas, simbólicas e muitas vezes opinativas.
Considerando que para decidir sobre uma localização nas quais estão envolvidas
tanto variáveis espaciais como variáveis simbólicas, este trabalho apresenta a
integração de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) e um sistema
especialista (SE) para auxiliar a tomada de decisão locacional voltada ao setor
bancário, neste caso o HSBC Bank Brasil S/A – Banco Múltiplo, departamento de
Administração de Imóveis (DAI), abrangendo o município de Curitiba (PR). Para a
implementação do sistema foram usados os softwares Visual Basic, ArcGIS, Expert
SINTA e HelpScribble para desenvolvimento da interface de integração, do SIG, do
SE e dos menus de ajuda, respectivamente. Foi efetuada uma comparação entre a
metodologia usada pelos especialistas do DAI com o sistema proposto a fim de
avaliar os resultados, concluindo-se que a integração entre os sistemas contribui no
aprimoramento da decisão locacional do setor bancário, ampliando as possibilidades
de análises espaciais e auxiliando os especialistas nas tarefas que envolvem
pareceres subjetivos e muitas vezes opinativos.
