Marketing de experiência na era digital: criação de um portifólio bibliográfico e estudo bibliométrico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v8i2.65779

Palabras clave:

Marketing de Experiência, Transformação Digital, Realidade Virtual, Bibliometria, ProKnow-C.

Resumen

Introdução: O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação provocou mudanças em todas as áreas da sociedade, como as atividades de marketing e propaganda. A ampliação do acesso à internet e a popularização do uso de equipamentos como computadores pessoais e os smartphones conduziram as empresas para o desenvolvimento do marketing digital. Este estudo visa à construção de um portfólio bibliográfico sobre as transformações digitais que permita compreender como os avanços tecnológicos estão transformando as práticas de marketing e publicidade. Método: Foi utilizada a metodologia ProKnow-C para a construção do conhecimento e a pesquisa foi realizada na base de dados Scopus, na qual foram encontrados 566 artigos com os critérios de busca utilizados, dos quais 221 foram selecionados por estarem alinhados aos objetivos da pesquisa. Aplicando os critérios de seleção e exclusão definidos previamente, 41 estudos compuseram este portfólio bibliográfico. Resultados: A análise bibliométrica evidenciou a heterogeneidade de autores e a concentração de pesquisas nos Estados Unidos e Europa. Conclusões: Com este portfólio, recomenda-se a averiguação das possibilidades de criação de experiências de envolvimento profundo com consumidores nas práticas de marketing e publicidade, em especial com o uso da tecnologia da Realidade Virtual, gerando o marketing de experiência.

Biografía del autor/a

Carolina Lima Della Monica, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Mestranda em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE; Bacharela em Gestão e Empreendedorismo pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Tecnóloga em Marketing pela Universidade Estácio de São Paulo. Atualmente técnica-administrativa na Universidade Federal da Integração Latino Americana – UNILA, no Instituto Latino Americano de Economia, Sociedade e Política – ILAESP.

Eduardo Neto Hack, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Professor Colaborador no Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE; Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR e Universidade de Santiago de Compostela - USC; Mestre em Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI; Bacharel em Administração pela Universidade de Foz do Iguaçu – UNIFOZ.

Renata Bezerra Camacho, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2017) Campus de Presidente Prudente/SP. Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Campus de Foz do Iguaçu/PR e leciona nos cursos de Licenciatura em Matemática e na pós graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Nível de Mestrado Profissional, ambos do Centro de Engenharias e Ciências Exatas – CECE.

Eliane Nascimento Pereira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) e doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Campus  Foz do Iguaçu nos cursos de de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade - Nível de Mestrado Profissional, ambos do Centro de Engenharias e Ciências Exatas – CECE.

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Publicado

2020-07-02

Cómo citar

Della Monica, C. L., Hack, E. N., Camacho, R. B., & Pereira, E. N. (2020). Marketing de experiência na era digital: criação de um portifólio bibliográfico e estudo bibliométrico. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 8(2), 8–16. https://doi.org/10.5380/atoz.v8i2.65779

Número

Sección

Artículos