Harmonizando dados

descobrindo "Garota de Ipanema"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v14.99319

Palavras-chave:

Knowledge graph, Linked data, Catálogo - Biblioteca, Enriquecimento de metadados, RDA

Resumo

Introdução: este artigo explora o potencial do Linked Data para aumentar os registros do catálogo da biblioteca, utilizando a música internacionalmente conhecida “Garota de Ipanema”. Método: a famosa música foi utilizada como um estudo de caso para ilustrar as possibilidades de uso de knowledge graph e enriquecimento de metadados (autoridade e bibliográfico). Resultados: ao aplicar os princípios de Linked Data, o estudo demonstrou como o enriquecimento de metadados pode promover o acesso e descoberta em sistemas de bibliotecas. Isto é alcançado ao incluir dados de Identificadores Internacionais de Recursos (IRIs), na utilização de fontes externas como o Virtual International Authority File (VIAF) e a Application Programming Interface (API) do Last.fm. Somado a isso, um knowledge graph foi incluindo no catálogo da biblioteca, proporcionando a estrutura de relacionamento entre entidades bibliográficas. Conclusão: A API aberta do Last.fm utilizada permitiu o enriquecimento de dados, com inclusão de listas de músicas, dados de álbum e capa no resultado de busca, aumentando a experiência do usuário e a recuperação de informações. O estudo de caso incluiu a estrutura do knowledge graph ao catálogo online da biblioteca.

Biografia do Autor

John Robert Rutherford, University of Illinois at Urbana-Champaign

Aluno de Mestrado na University of Illinois at Urbana-Champaign.

Liliana Giusti Serra, Universidade Estadual Paulista(UNESP), Marília, SP, Brasil

Mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP)

Visiting scholar na University of Illinois at Urbana-Champaign

Referências

Beall, J. (2008). The weaknesses of full-text searching. Journal of Academic Librarianship, 34(5), 438-444. https://tefkos.comminfo.rutgers.edu/Courses/e530/Readings/Beal%202008%20full%20text%20searching.pdf

Carlson, S., & Seely, A. (2017). Using OpenRefine’s reconciliation to validate local authority headings. Cataloging & Classification Quarterly, 55(1), 1-11. https://doi.org/10.1080/01639374.2016.1245693

Clark, J. T. (2024). The format and display of the MARC 505 contents note: some recent practical developments. Cataloging & Classification Quarterly, 62(2), 188-208. https://doi.org/10.1080/01639374.2024.2350467

Clark, J. A., & Young, S. W. H. (2017). Linked data is people: building a knowledge graph to reshape the library staff directory. The Code4Lib Journal, 36. https://journal.code4lib.org/articles/12320

Heng, G., Cole, T. W., Tian, T., & Han, M.-J. (2022). Rethinking authority reconciliation process. Cataloging & Classification Quarterly, 60(1), 45-68. https://doi.org/10.1080/01639374.2021.1992554

International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA). Working Group on Aggregates. (2011). Final report of the Working Group on Aggregates. IFLA. https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/cataloguing/frbrrg/AggregatesFinalReport.pdf

Kirkland, L. N., & Wald, J. (2018). Assessing the benefits of content notes enhancements for digital audio resources. Cataloging & Classification Quarterly, 56(4), 287-297. https://doi.org/10.1080/01639374.2017.1398196

Parker, B., & Gray, A. (2019). Rethinking the University of Maryland authority file for the linked data environment. Journal of Library Metadata, 19(1-2), 69-81. https://doi.org/10.1080/19386389.2019.1589699

Serra, L. G., Schneider, J. A., & Santarém Segundo, J. E. (2020). Person identifiers in MARC 21 records in a semantic environment. Cataloging & Classification Quarterly, 58(5), 505-519. https://doi.org/10.1080/01639374.2020.1771499

University of Illinois at Urbana-Champaign (2024). Library Catalog. https://i-share-uiu.primo.exlibrisgroup.com/permalink/01CARLI_UIU/gpjosq/alma99753766612205899

Downloads

Publicado

2025-12-02

Como Citar

Rutherford, J. R., & Serra, L. G. (2025). Harmonizando dados: descobrindo "Garota de Ipanema". AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 14, 1–13. https://doi.org/10.5380/atoz.v14.99319

Edição

Seção

Artigos