Identificação de especialistas em câncer no Brasil em plataforma de big data

um estudo de caso minerando a Plataforma Lattes com auxílio de softwares de extração e exploração de dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v14.91962

Palavras-chave:

Câncer, Oncológicos, Plataforma Lattes, ScriptLattes, Medicina, Especialistas.

Resumo

Introdução: Dados de diversas fontes são gerados a cada segundo, exigindo, assim, novas soluções para processá-los e gerenciá-los de maneira rápida. Muitas organizações públicas e privadas têm utilizado a análise de Big Data como estratégia de gestão. No campo da Oncologia, a análise de Big Data é capaz de fornecer subsídios valiosos à tomadores de decisão, seja para o desenho de políticas públicas, a alocação de recursos para pesquisa. Neste trabalho propõe-se uma metodologia para prospecção e análise de dados de CV Lattes visando identificar pesquisadores especialistas no campo da oncologia. Método: Utilizou-se, neste estudo, a ferramenta computacional ScriptLattes em combinação com o software KNIME para extração e análise de dados. Foram obtidas informações essenciais dos pesquisadores que atuam em oncologia, na subárea Medicina. A metodologia envolveu a identificação de especialistas, principais produções, distribuição geográfica e redes de colaboração. Resultados: A Plataforma Lattes revelou 198 pesquisadores aderentes aos critérios e filtros aplicados na estratégia de busca, dos quais 134 especialistas foram identificados com graduação em medicina e produções na área de oncologia. Artigos científicos figuram como principal produção entre os especialistas de maior destaque. Observou-se maior concentração desses especialistas na Região Sudeste do país e a presença de uma rede de colaborações envolvendo a maior parte dos especialistas mais produtivos. Conclusão: As estratégias e metodologias apresentadas neste estudo permitem a prospecção de informações e construção do cenário de especialistas brasileiros em oncologia, sendo promissoras para subsidiar gestores de CT&I na tomada de decisões.

Biografia do Autor

Henrique Koch Chaves, Fundação Oswaldo Cruz/FIOCRUZ – Instituto de Tecnologia em Fármacos/Farmanguinhos

Atualmente realizo pesquisas na área de Gestão e Inovação Científica, Tecnológica e Mercadológica no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Far) do Instituto de Tecnologia em Fármacos de Farmanguinhos/FIOCRUZ. A ênfase das pesquisas permeiam a identificação, extração e análise da informação essencial dentro do "Big data" em Saúde no que tange a Gestão e Inovação Tecnológica. As investigações são realizadas através da elaboração de cenários prospectivos e tecnológicos com ferramentas da ciência da informação, inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento para Saúde Global. Inclui-se neste contexto a análise do Big Data em saúde, estratégia negócios, área farmacêutica, Tendências Tecnológicas, Mercadológica, Patentes e Análises Bibliométricas. Realizei o meu pós-doutorado na Fiocruz, atuando na área de Inovação Científica, Tecnológica e Mercadológica de radiofármacos para diagnóstico de cânceres. Possuo mestrado e doutorado em Química Analítica e Inorgânica pela Universidade de São Paulo (USP), tendo experiência nos seguintes temas: 1) compostos organometálicos, complexos de rutênio para catálise homogênea, polímeros, metátese de olefinas; 2) complexo de rênio e tecnécio para aplicações farmacológicas e medicinais, incluindo aplicações como agentes antitumorais. Graduado em Química pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Alessandra Moreira de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisadora na área de Prospecção Tecnológica de Medicamentos e Biológicos em Bases de Dados Patentárias e Não Patentárias no Sistema de Informação sobre a Indústria Química (SIQUIM) - Escola de Química - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química/UFRJ. Integrante do grupo de Pesquisa SIQUIM na linha de pesquisa "Avaliação e Expectativa da Industria Química Brasileira. Estudo sobre previsão tecnológica" (CNPq). Pós-Doutorado pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Doutora em Ciências formada pela Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas a Produtos para a Saúde da Universidade Federal Fluminense (PPG-CAPS/UFF). Mestre em Ciências Farmacêuticas do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2005). Possui especialização em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal Fluminense (2008), especialização em Farmácia Hospitalar em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (2008) e aperfeiçoamento em Farmacologia pelo Instituto Nacional de Câncer (2009). Também atua como Farmacêutica Hospitalar, com experiência como docente em Magistério Superior nas áreas de Tecnologia Farmacêutica e Controle Físico-Químico de Medicamentos e Ensino Técnico na área de Farmacologia.

Suzanne de Oliveira Rodrigues Schumacher, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sistema de Informação sobre a Indústria Química (SIQUIM), Escola de Química, Brasil

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense e Mestrado em Propriedade Intelectual pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) . Atua como pesquisadora no Sistema de Informação sobre a Indústria Química - SIQUIM/ UFRJ elaborando projetos de prospecção tecnológica em diversos setores da Indústria Química. Exerceu a função de pesquisadora no Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz, na área de estudos prospectivos. Colaborando como pesquisadora no grupo de Bioeconomia, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e no grupo de pesquisa Núcleo de Inteligência Competitiva, da Fiocruz.

Rafael Cavalcante dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou em projetos de iniciação científica e tecnológica na área de química orgânica, ciência de alimentos e tecnologia de produtos cárneos, com ênfase em oxidação lipídica, análises físico-químicas de alimentos, qualidade, vida-de-prateleira de alimentos, ensaios biológicos com pesticidas e aplicação de técnicas analíticas e cromatográficas em fitoquímica. Possui experiência na área de pesquisa e desenvolvimento com ênfase em termodinâmica e cinética de adsorção, modelagem matemática e estimação de parâmetros, desenvolvimento e validação de métodos de análise, desenvolvimento de protótipos/impressão 3D e projeto de sistemas de adsorção em fase líquida e gasosa. Possui experiência em ilustração técnica e científica.

Adelaide Maria de Souza Antunes, Instituto Nacional da Propriedade Industrial; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Química

Especialista Sênior do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial,  Professora permanente do Mestrado Profissional e do Doutorado Profissional em PI e Inovação do INPI,  é Professora Emérita da UFRJ e  Professora permanente do mestrado e doutorado acadêmico de Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui os títulos de  Engenheira Química (EQ/UFRJ, 1976), Mestre em Engenharia Química (PEQ-COPPE, 1979), Doutora em Engenharia Química (PEQ-COPPE/UFRJ, 1987) e Pós-Doutorado pelo Instituto Francês de Petróleo - IFP, França (1988); MBA-Executivo COPPEAD - 1991Membro da Comissão de Tecnologia da Associação Brasileira da Indústria Química _ ABIQUIM,  Conselheira dos laboratórios: LABCOM® - Laboratório de Combustíveis e Derivados de Petróleo, e do - Sistema de Informação Sobre a Indústria Química;  SIQUIM ® Participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos - INCT - INOFAR _ Atua na pesquisa sobre : indústria química, química fina, petróleo, combustíveis, petroquímica, fontes alternativas de energia, patentes,  prospecção tecnológica  e estudo de futuro orientou 128 alunos de mestrado e doutorado e é autora de diversos artigo e capítulos de livros.

Jorge Lima de Magalhães, Global Health and Tropical Medicine

Possui pós-doutorado pela Aix Marseille Université, France (Laboratoire IRSIC EA4262 - Institut de Recherche en Sciences de lInformation et de la Communication) em Inteligência Competitiva para saúde pública (2013). É detentor dos títulos de Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ - área de concentração Gestão e Inovação Tecnológica (2010) e Mestre em Ciências pelo mesmo programa (2007). Tem especialização em Administração e Gerência Empresarial pelas Faculdades Simonsen (1998) e é Químico Industrial com Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Souza Marques (1996). Possui mais de 20 anos de vivência em Gestão estratégica nas Operações Industriais farmacêuticas. Dedica-se nos últimos 20 anos à P,D&I na área da Saúde Pública na FIOCRUZ onde possui 5 livros publicados, 35 capítulos de livros e diversos artigos em revistas indexadas no âmbito nacional e internacional. Atua em Gestão e Inovação Tecnológica no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Far) do Instituto de Tecnologia em Fármacos de Farmanguinhos/FIOCRUZ. Em grupos de Pesquisas do CNPq, é líder do grupo Gestão do Conhecimento e Prospecção em Saúde da FIOCRUZ, participa do Sistema de Informação sobre Indústria Química - SIQUIM da UFRJ e do grupo Prospecção Tecnológica em Propriedade Intelectual do INPI. É pesquisador convidado do Global Health and Tropical Medicine (GHMT) do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade NOVA de Lisboa. Membro fundador da Plataforma Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (PICTIS) e coordenador do LabSec Fármacos, Medicamentos e Bioprodutos da PICTIS na Universidade de Aveiro). A ênfase de suas pesquisas permeiam a identificação, extração e análise da informação essencial dentro do "Big data" em Saúde no que tange a Gestão e Inovação Tecnológica. Os temas cobertos são inerentes a Saúde Global, nos quais envolvem o setor farmacêutico, farmoquímico e a saúde pública. As investigações são realizadas através da elaboração de cenários prospectivos e tecnológicos com ferramentas da ciência da informação, a inteligência Competitiva e Gestão do Conhecimento para Saúde Global e "One Health". Inclui-se neste contexto a análise do Big Data em saúde, estratégia negócios área farmacêutica, Saúde Digital, Tendências Tecnológicas, Mercadológica, Patentes e Translação do Conhecimento.

Referências

Antons, D., Grünwald, E., Cichy, P., & Salge, T. O. (2020). The application of text mining methods in innovation research: current state, evolution patterns, and development priorities. R&D Management, 50, 329-351. https://doi.org/10.1111/radm.12408.

Bastian, M., Heymann, S., & Jacomy, M. (2009). Gephi: An Open Source Software for Exploring and Manipulating Networks. Proceedings of the International AAAI Conference on Web and Social Media, 3(1), 361-362. https://doi.org/10.1609/icwsm.v3i1.13937, Artigo 1.

Bibloteca Virtual em Saúde. (2023). INCA lança a Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil. Biblioteca Virtual em Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/inca-lanca-a-estimativa-2023-incidencia-de-cancer-no-brasil/

Bordin, A. S., Gonçalves, A. L., & Todesco, J. L. (2014). Análise da colaboração científica departamental através de redes de coautoria. Perspectivas em Ciência da Informação, 19, 37–52. https://doi.org/10.1590/1981-5344/1796

Brito, A. G. C., Quoniam, L., & Mena-Chalco, J. P. (2016). Exploração da Plataforma Lattes por assunto: Proposta proposta de metodologia. Transinformação, 28(1), 77–86. https://doi.org/10.1590/2318-08892016002800006

Cafezeiro, I., Costa, L. C. D., & Kubrusly, R. D. S. (2016). Ciência da Computação, Ciência da Informação, Sistemas de Informação: Uma reflexão sobre o papel da informação e da interdisciplinaridade na configuração das tecnologias e das ciências. Perspectivas em Ciência da Informação, 21, 111-133. https://doi.org/10.1590/1981-5344/2681

Chaves, H., Florencio, F., Silveira, C., Antunes, A., Mena-Chalco, J., & Magalhães, J. (2023). Scientific and technological connections between specialists in injectable oncology: Aa contribution to public health from the analysis of the Lattes database. Informatio, 28, 390–-4414. https://doi.org/10.35643/info.28.2.9

Chaves, H., Silva, J., Hir, M., Silveira, C., Mena-Chalco, J., & Magalhães, J. (2024). Estudo comparativo das produções científicas e tecnológicas dos especialistas seniores em Covid-19 após um ano de pandemia no Brasil. Tempus Actas de Saúde Coletiva, 16. https://doi.org/10.18569/tempus.v16i3.3123

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2025). Plataforma Lattes. https://lattes.cnpq.br/>. Acesso em: 25 out. 2022./

Costa, R. (2021). O papel da ciência de dados na medicinaINA. Revista Portuguesa de Cirurgia, 0(49), 17–18. https://doi.org/10.34635/rpc.860

Ferraz, R. R. N., & Quoniam, L. M. (2013). A utilização da ferramenta computacional Scriptlattes para avaliação das competências em pesquisa no Brasil. PRISMA.COM, 222-2341. https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1944

Ferraz, R. R. N., Barnabé, A. S., Quoniam, L., Santos, A. M. dos, & Mariosa, D. F. (2018). Aspectos históricos da criação dos grupos de pesquisa em dengue no Brasil com a utilização da ferramenta computacional ScriptGP. Ciência & Saúde Coletiva, 23, 837–848. https://doi.org/10.1590/1413-81232018233.00862016

Ferraz, R. R. N., Quoniam, L., Pimenta, D. N., Mena-Chalco, J. P., & Nigro, C. A. (2015). Extração e disponibilização on line de indicadores de desempenho e prospecção dos resultados das pesquisas em dengue com a utilização da ferramenta computacional Scriptlattes. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 20(43), 93–114. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2015v20n43p93

Ferraz, R., Quoniam, L., & Maccari, E. (2015). A utilização da ferramenta Scriptlattes para extração e disponibilização on-line da produção acadêmica de um programa de pós-graduação stricto sensu em Administração. Revista Brasileira de Pós-Graduação, 11. https://doi.org/10.21713/2358-2332.2014.v11.445

Giordano, D. M., Bruning, E., & Bordin, A. S. (2015). Uso do scriptLattes e Gephi na Análise da Colaboração Científica. Anais do Computer on the Beach, 239–248. https://doi.org/10.14210/cotb.v0n0.p239

Instituto Nacional de Câncer. (2019a). ABC do Câncer: abordagens básicas para o controle do câncer. INCA - Instituto Nacional de Câncer. https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/abc-do-cancer-abordagens-basicas-para-o-controle-do-cancer

Instituto Nacional de Câncer. (2019b). Estimativa 2020: —Apresentação | INCA -. Instituto Nacional de Câncer. https://www.inca.gov.br/estimativa

Instituto Nacional de Câncer. (2022a). O que é câncer? Instituto Nacional de Câncer - INCA. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/cancer/o-que-e-cancer

Instituto Nacional de Câncer. (2022b). INCA estima 704 mil casos de câncer por ano no Brasil até 2025. Instituto Nacional de Câncer - INCA. https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/noticias/2022/inca-estima-704-mil-casos-de-cancer-por-ano-no-brasil-ate-2025

Magalhães, J. L., Quoniam, L., Mena-Chalco, J. P., & Santos, A. (2014). Extração e tratamento de dados na base lattes para identificação de core competencies em dengue. Informação & Informação, 19(3), 30. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p30

Magalhães, J., Hir, M., Quoniam, L., Hartz, Z., & Oliveira, D. A. de. (2020). A management tool to aid in the tropical outbreak of the 21st century: senior scientists and their knowledge of the triple threat dengue, zika and chikungunya. Problems of Management in the 21st Century, 15(1), 40–55. https://doi.org/10.33225/10.33225/pmc/20.15.40

Magalhães, J., Hir, M., Quoniam, L., Hartz, Z., & Oliveira, D. A. de. (2020). A management tool to aid in the tropical outbreak of the 21st century: senior scientists and their knowledge of the triple threat dengue, zika and chikungunya. Problems of Management in the 21st Century, 15(1), 40–55. https://doi.org/10.33225/10.33225/pmc/20.15.40

Magalhães, J., Martins, M. R. O., & Hartz, Z. (2014). Big Data em medicina tropical: Um panorama do conhecimento científico e tecnológico em malária no mundo e a contribuição de Portugal. Anais do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, 13, 47–58. https://doi.org/10.25761/anaisihmt.171

Martino, B. D., Aversa, R., Cretella, G., Esposito, A., & Kołodziej, J. (2014). Big data (lost) in the cloud. International Journal of Big Data Intelligence, 1(1/2), 3. https://doi.org/10.1504/IJBDI.2014.063840

Mena-Chalco, J. P., & Cesar Junior, R. M. C. (2009). SscriptLattes: aAn open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. Journal of the Brazilian Computer Society, 105(4). https://doi.org/10.1007/BF03194511

Mena-Chalco, J., & Cesar Junior, R. (2009). ScriptLattes: An open-source knowledge extraction system from the Lattes platform. J. Braz. Comp. Soc., 15, 31–-39. https://doi.org/10.1007/BF03194511

Mena-Chalco, J., & Cesar Junior, R. (2013). Prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes através de scriptLattes , pp. (p. 109–128). https://doi.org/10.13140/RG.2.1.5183.8561

Moraes, I. S., Novaes, F. C. P., Moreira, W. (2019). Os profissionais da informação: avaliação de currículo Lattes no domínio da organização do conhecimento na era do big data. E-prints in Library & Information Science. http://eprints.rclis.org/38552/

Motta, L. J., Ferraz, R. R. N., Quoniam, L., & Mena-Chalco, J. P. (2017). Prospecção acadêmica dos projetos financiados sobre dengue no Brasil: Uso uso da ferramenta Scriptlattes como apoio ao planejamento de pesquisas em Saúde Pública. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, 22(50), https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p114

National Cancer InstituteIH. (2021, outubro 13). The Tech Revolutionizing Cancer Research and Care. NCI (nciglobal,ncienterprise) [CgvArticle]. https://www.cancer.gov/news-events/nca50/stories/technologies-and-innovations

National Cancer InstituteNIH. (2022). A to Z List of Cancer Types—NCI (nciglobal,ncienterprise) [CgvHomeLanding]. https://www.cancer.gov/types

Nigro, C. A. (2016). Uso das ferramentas computacionais Scriptlattes, ScriptGP e Patent2net para análise da produção bibliográfica e tecnológica sobre a dengue. http://bibliotecatede.uninove.br/handle/tede/1548

Oliveira, D. T. de, Rocha, L. de O., & Silva, P. N. (2023). Recuperação de informação no Currículo Lattes: Proposição de requisitos aplicando técnicas de filtragem para recuperação da produção acadêmica. Ciência da Informação em Revista, 10, 1–19. https://doi.org/10.28998/cirev.2023v10lk

Silva, C. R. B. da, Teixeira, M. de O., & Silva, C. H. da. (2022). A produção científica sobre hanseníase dos líderes e vice-líderes dos grupos de pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP). Asklepion: Informação em Saúde, 2, 162–181. https://doi.org/10.21728/asklepion.2022v2nesp.p162-181

Silveira, C., Hir, M. E., & Chaves, H. K. (2022). An Approach to Information Management as a Subsidy of Global Health Actions: A Case Study of Big Data in Health for Dengue, Zika, and Chikungunya. In J. L. Magalhães, Z. Hartz, G. Jamil, H. Silveira, & L. Jamil (Eds.), Handbook of Research on Essential Information Approaches to Aiding Global Health in the One Health Context (pp. 219-234). IGI Global Scientific Publishing. https://doi.org/10.4018/978-1-7998-8011-0.ch012

World Health Organization. (2022). Cancer. https://www.who.int/health-topics/cancer#tab=tab_1

Downloads

Publicado

2025-09-30

Como Citar

Chaves, H. K., Oliveira, A. M. de, Schumacher, S. de O. R., Santos, R. C. dos, Antunes, A. M. de S., & Magalhães, J. L. de. (2025). Identificação de especialistas em câncer no Brasil em plataforma de big data: um estudo de caso minerando a Plataforma Lattes com auxílio de softwares de extração e exploração de dados. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 14, 1–12. https://doi.org/10.5380/atoz.v14.91962

Edição

Seção

Artigos