Repositórios de Preprints nas Ciências Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.89627

Palavras-chave:

CComunicação científica, Preprints, Repositórios de preprints, Políticas de preprints, Ciências sociais, preprints.

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as políticas de otimização adotadas por repositórios de preprints na área das Ciências Sociais, com foco na identificação e mapeamento de suas políticas e diretrizes. Utiliza como metodologia a pesquisa exploratória e descritiva, abordando tanto aspectos empíricos quanto reflexivos. A abordagem qualitativa recai sobre a observância das políticas dos repositórios selecionados. A seleção dos repositórios incluídos e/ou excluídos dos repositórios baseia-se na classificação elaborada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado, foram analisados seis repositórios: Advance, Emerging Research Information, OF Preprints, SciELO preprints, SocArXiv e Social Science Research Network. A análise das políticas é conduzida por meio de um checklist como instrumento de coleta de dados, com base em recomendações de Tijdink e colaboradores (2020). Os resultados desta análise demonstram que as iniciativas políticas de otimização dos repositórios de preprints nas Ciências Sociais enfatizam recomendações específicas. Para os autores, destaca-se a responsabilidade de fazer referência tanto ao conteúdo quanto à estrutura do manuscrito. Quanto aos repositórios, observa-se a exigência de orientar os autores quanto ao arquivamento e divulgação das alterações dos manuscritos ao publicá-los em periódicos.

Biografia do Autor

Cláudia Maria Pecegueiro, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2011), Diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 12/07/2016. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2001), Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988). Com publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de congressos. Professora associado 1 da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Departamento de Biblioteconomia. Consultora ad hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Digitais na Educação, Membro do Núcleo de Pesquisa Interdisciplinar em Leitura, Comunicação e Desing de Hipermídia, Coordenadora do Projeto de Extensão Formação de Discente Pesquisador, Coordenadora do grupo de pesquisa em análise de materiais publicados, de divulgação da ciência, em mídia digital ou impressa GEP_DCMIDI. atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação científica, produção científica e bibliometria.

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação com atuação no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, com tese orientada pelo Prof. Dr. Aldo de Albuquerque Barreto. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Da informação e do conhecimento, cadastrado junto ao CNPq. Presidente da ANCIB, período 2009-2010. Membro do Comitê Gestor do PIBIC, até agosto de 2011. Orientadora de Iniciação Científica e do programa Jovens Talentos para a Ciência, ambos programas do CNPq e avaliadora do Programa Nacional de Pós-Doutoramento da Capes. Membro do Comitê Técnico Científico, permanente ou ad hoc, de revistas científicas nacionais. Na pós-graduação em Ciência da Informação, na UFPB atua nos seguintes eixos temáticos: Comunicação cientifica; Ciência aberta especialmente open peer review; Gestão da informação em C&T; Indicadores de C&T; Criação de Conhecimento; Política de informação; Responsabilidade social. Credenciamento renovado como docente voluntário junto ao Departamento de Ciência da Informação de 07/03/2022 até 06/03/2024.

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Publicado

2024-03-12

Como Citar

Pecegueiro, C. M., & Garcia, J. C. R. (2024). Repositórios de Preprints nas Ciências Sociais. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 13, 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.89627

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Artigos