Qual é a melhor hora para tuitar um artigo de revista? Ensaio controlado quasi-randomizado
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v13i0.89296Palavras-chave:
Disseminação de informação, Twitter, PeriódicosResumo
Introdução: Os usuários das plataformas de mídia social são frequentemente encorajados a agendar suas postagens para aumentar o número de leitores e o engajamento. Nosso objetivo foi descobrir qual é a melhor hora do dia para tuitar um artigo de periódico. Métodos: De janeiro de 2020 a outubro de 2021, 112 artigos de uma revista médica foram postados no Twitter três vezes cada, uma vez em cada idioma: português, espanhol e inglês. Até dois artigos eram postados a cada semana, sendo que cada um dos tuítes em uma semana era postado em uma hora diferente do dia: 06, 09, 12, 15, 18 ou 21:00. Impressões de tuíte e cliques em URL foram os dois desfechos dos modelos bayesianos de regressão binomial negativa multivariada multinível. Resultados: Nenhum par de horas do dia atingiu 95% de probabilidade a posteriori de incluir a melhor hora para tuitar um artigo de periódico, tanto para impressões como para cliques em URL. Os desfechos esperados, a relação entre os desvios padrão e a variabilidade explicada (R²) todos corroboraram que a hora do dia é de pouca importância quando se tuítam artigos de periódicos. Conclusões: Ao contrário do conselho usual e da pesquisa pré-algoritmo, as equipes editoriais não precisam se preocupar em otimizar a hora do dia em que divulgam seu conteúdo no Twitter.
Referências
Allen, H. G., Stanton, T. R., Pietro, F. D., & Moseley, G. L. (2013). Social Media Release Increases Dissemination of Original Articles in the Clinical Pain Sciences. PLOS ONE, 8(7), e68914. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0068914
Beasley, J. W., Dovey, S., Geffen, L. N., Gómez-Clavelina, F. J., Haq, C. L., Inem, V., Lam, C. L. K., Nugmanova, A., Pavlic, D. R., Qidwai, W., & Weel, C. van. (2004). The contribution of family doctors to primary care research: A global perspective from the International Federation of Primary Care Research Networks (IFPCRN). Primary Health Care Research & Development, 5(4), 307–316. https://doi.org/10.1191/1463423604pc221oa
Beasley, J. W., Starfield, B., van Weel, C., Rosser, W. W., & Haq, C. L. (2007). Global health and primary care research. Journal of the American Board of Family Medicine: JABFM, 20(6), 518–526. https://doi.org/10.3122/jabfm.2007.06.070172
Bray, P. (2012, November 12). When Is My Tweet’s Prime of Life? (A brief statistical interlude.). Moz. https://moz.com/blog/when-is-my-tweets-prime-of-life
Bürkner, P.-C. (2017). brms: An R Package for Bayesian Multilevel Models Using Stan. Journal of Statistical Software, 80(1), 1–28. https://doi.org/10.18637/jss.v080.i01
Fang, Z., Costas, R., Tian, W., Wang, X., & Wouters, P. (2021). How is science clicked on Twitter? Click metrics for Bitly short links to scientific publications. Journal of the Association for Information Science and Technology, 72(7), 918–932. https://doi.org/10.1002/asi.24458
Fontenelle, L. F., Oliveira, M. H. M. de, Rossi, S. V., Brandão, D. J., & Sarti, T. D. (2021). In which journals do family and community physicians in Brazil publish? The Trajetórias MFC project. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 16(43), Article 43. https://doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2589
Fontenelle, L. F., Rossi, S. V., Oliveira, M. H. M. de, Brandão, D. J., & Sarti, T. D. (2020). Postgraduate education among family and community physicians in Brazil: The Trajetórias MFC project. Family Medicine and Community Health, 8(3), e000321. https://doi.org/10.1136/fmch-2020-000321
Fontenelle, L. F., & Sarti, T. D. (2019). Renovação das práticas editoriais e instruções aos autores da RBMFC a partir de 2019. Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, 14(41), 1963. https://doi.org/10.5712/rbmfc14(41)1963
Fontenelle, L. F., & Sarti, T. D. (2022). Contextualizando a RBMFC no cenário da pós-graduação brasileira. Anais do ABEC Meeting Live 2022, 1–7. https://doi.org/10.21452/abecmeeting2022.152
Fox, C. S., Bonaca, M. A., Ryan, J. J., Massaro, J. M., Barry, K., & Loscalzo, J. (2015). A Randomized Trial of Social Media From Circulation. Circulation, 131(1), 28–33. https://doi.org/10.1161/CIRCULATIONAHA.114.013509
Fox, C. S., Gurary, E. B., Ryan, J., Bonaca, M., Barry, K., Loscalzo, J., & Massaro, J. (2016). Randomized Controlled Trial of Social Media: Effect of Increased Intensity of the Intervention. Journal of the American Heart Association, 5(5), e003088. https://doi.org/10.1161/JAHA.115.003088
Gardner, T., & Inger, S. (2021). How readers discover content in scholarly publications: Trends in reader behaviour from 2005 to 2021 (p. 50). Renew Consultants. https://renew.pub/discovery2021
Gelman, A., Goodrich, B., Gabry, J., & Vehtari, A. (2019). R-squared for Bayesian Regression Models. The American Statistician, 73(3), 307–309. https://doi.org/10.1080/00031305.2018.1549100
Haustein, S. (2019). Scholarly Twitter Metrics. In W. Glänzel, H. F. Moed, U. Schmoch, & M. Thelwall (Eds.), Springer Handbook of Science and Technology Indicators (pp. 729–760). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-02511-3_28
Huszár, F., Ktena, S. I., O’Brien, C., Belli, L., Schlaikjer, A., & Hardt, M. (2022). Algorithmic amplification of politics on Twitter. Proceedings of the National Academy of Sciences, 119(1), e2025334119. https://doi.org/10.1073/pnas.2025334119
Karimi, M., Tavakoli, E., Farajtabar, M., Song, L., & Gomez-Rodriguez, M. (2016). Smart Broadcasting: Do You Want to be Seen? KDD. https://doi.org/10.1145/2939672.2939868
Koumchatzky, N., & Andryeyev, A. (2017, May 9). Using Deep Learning at Scale in Twitter’s Timelines. Twitter Engineering. https://blog.twitter.com/engineering/en_us/topics/insights/2017/using-deep-learning-at-scale-in-twitters-timelines.html
Kumar, N., Ande, G., Kumar, J. S., & Singh, M. (2018). Toward maximizing the visibility of content in social media brand pages: A temporal analysis. Social Network Analysis and Mining, 8(1), 11. https://doi.org/10.1007/s13278-018-0488-z
Ladeiras-Lopes, R., Clarke, S., Vidal-Perez, R., Alexander, M., Lüscher, T. F., & On behalf of the ESC (European Society of Cardiology) Media Committee and European Heart Journal. (2020). Twitter promotion predicts citation rates of cardiovascular articles: A preliminary analysis from the ESC Journals Randomized Study. European Heart Journal, 41(34), 3222–3225. https://doi.org/10.1093/eurheartj/ehaa211
Luc, J. G. Y., Archer, M. A., Arora, R. C., Bender, E. M., Blitz, A., Cooke, D. T., Hlci, T. N., Kidane, B., Ouzounian, M., Varghese, T. K., & Antonoff, M. B. (2021). Does Tweeting Improve Citations? One-Year Results From the TSSMN Prospective Randomized Trial. The Annals of Thoracic Surgery, 111(1), 296–300. https://doi.org/10.1016/j.athoracsur.2020.04.065
Maggio, L. A., Leroux, T. C., & Jr, A. R. A. (2019). To tweet or not to tweet, that is the question: A randomized trial of Twitter effects in medical education. PLOS ONE, 14(10), e0223992. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0223992
Nishikawa-Pacher, A. (2023). The Twitter accounts of scientific journals: A dataset. Insights the UKSG Journal, 36, 1. https://doi.org/10.1629/uksg.593
R Core Team. (2022). R: A Language and Environment for Statistical Computing. R Foundation for Statistical Computing. https://www.R-project.org/
Sayyadiharikandeh, M., Varol, O., Yang, K.-C., Flammini, A., & Menczer, F. (2020). Detection of Novel Social Bots by Ensembles of Specialized Classifiers. Proceedings of the 29th ACM International Conference on Information & Knowledge Management, 2725–2732. https://doi.org/10.1145/3340531.3412698
Spasojevic, N., Li, Z., Rao, A., & Bhattacharyya, P. (2015). When-To-Post on Social Networks. Proceedings of the 21th ACM SIGKDD International Conference on Knowledge Discovery and Data Mining - KDD ’15, 2127–2136. https://doi.org/10.1145/2783258.2788584
Stan Development Team. (2022a). Stan Reference Manual (2.30). https://mc-stan.org/
Stan Development Team. (2022b). Stan User’s Guide (2.30). https://mc-stan.org/
Tenopir, C., King, D. W., Christian, L., & Volentine, R. (2015). Scholarly article seeking, reading, and use: A continuing evolution from print to electronic in the sciences and social sciences. Learned Publishing, 28(2), 93–105. https://doi.org/10.1087/20150203
Titcomb, J. (2016, March 16). Instagram is changing its feed to show photos out of order. The Telegraph. https://www.telegraph.co.uk/technology/2016/03/16/instagram-is-changing-its-feed-to-show-photos-out-of-order/
Widmer, R. J., Mandrekar, J., Ward, A., Aase, L. A., Lanier, W. L., Timimi, F. K., & Gerber, T. C. (2019). Effect of Promotion via Social Media on Access of Articles in an Academic Medical Journal: A
Randomized Controlled Trial. Academic Medicine, 94(10), 1546–1553. https://doi.org/10.1097/ACM.0000000000002811
Yang, K., Varol, O., Davis, C. A., Ferrara, E., Flammini, A., & Menczer, F. (2019). Arming the public with artificial intelligence to counter social bots. Human Behavior and Emerging Technologies, 1(1), 48–61. https://doi.org/10.1002/hbe2.115
Zarezade, A., Upadhyay, U., Rabiee, H. R., & Gomez-Rodriguez, M. (2017). RedQueen: An Online Algorithm for Smart Broadcasting in Social Networks. Proceedings of the Tenth ACM International Conference on Web Search and Data Mining, 51–60. https://doi.org/10.1145/3018661.3018684
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.
Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.