A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.89219

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Competência leitora, Competência em informação, Leitura crítica.

Resumo

Introdução: Desenvolver competências em informação e leitura é essencial na contemporaneidade com a finalidade de adquirir habilidades e técnicas para recuperar e compreender, utilizar e comunicar informações confiáveis disponibilizadas em modalidades científicas, literárias, técnicas e armazenadas em formatos multimodais. Portanto, a competência leitora, atravessada pela competência em informação e pelo processo de letramento, é responsável pelo desenvolvimento de uma consciência crítica no cotidiano escolar, auxiliando no combate à desinformação. Diante do exposto, apresenta-se como objetivo colocar em análise a prática bibliotecária em escolas do ensino fundamental que contribui com o desenvolvimento da competência leitora na era digital. Método: A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva e, quanto aos procedimentos, é caracterizada como um estudo de caso e um levantamento bibliográfico com a meta de fundamentar uma investigação com abordagem predominantemente qualitativa. Resultados: Verificou-se que a aquisição de conhecimentos e atitudes torna-se uma condição para a obtenção da leitura crítica das diversas modalidades e linguagens disponibilizadas em espaços híbridos de informação, educação e cultura como a biblioteca, a escola e o ciberespaço. Conclusão: Sobre as ações bibliotecárias para o fomento de competências observadas com mais destaque neste estudo, foram a orientação à pesquisa escolar, acadêmica e/ou científica; orientação de busca de informação nas estantes, catálogos, repositórios, dentre outros; práticas de leituras, principalmente por meio da modalidade de leitura imagética, e pela estratégia da leitura dialogada e expressiva coletiva; e ações para o uso ético da informação, como a orientação para o uso das ferramentas checadoras de fatos.


Biografia do Autor

Sara Dieny Chaves Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização leitora, alfabetização informacional, biblioteca escolar e biblioteca pública especializada.


Meri Nádia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professora Adjunta do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFES. 

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Publicado

2023-08-07

Como Citar

Chaves Ribeiro, S. D., & Marques Gerlin, M. N. (2023). A competência leitora na biblioteca escolar: conhecimentos e habilidades para o desenvolvimento da leitura crítica na biblioteca escolar do ensino fundamental. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 12, 1–12. https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.89219

Edição

Seção

Artigos