Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87687

Palavras-chave:

Gestão, Governança, Tecnologia da Informação, Laboratórios de computação

Resumo

Introdução: Algumas instituições de ensino estruturam seus laboratórios de computação sem a elaboração de um estudo prévio de alternativas além do modelo baseado em compra dos equipamentos. A ausência desse estudo costuma causar um custo elevado que poderia ser evitado. Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre quatro diferentes modelos de utilização de equipamentos de TI para práticas em laboratórios de computação em uma instituição pública de ensino superior, a partir de critérios técnicos e financeiros. Método: Foi realizado um estudo de caso em uma IES pública, cujos dados foram obtidos via questionários. A base de condução da pesquisa considerou as práticas de COBIT e ITIL. Resultados: Os resultados apontaram que, além de apresentar o custo mais baixo entre os quatro modelos estudados, a virtualização traz muita flexibilidade de configuração, pois, na gestão centralizada, é possível criar diferentes ambientes conforme necessidade das disciplinas. Conclusão: No ambiente estudado, o modelo de virtualização é o melhor tanto sob o ponto de vista técnico quanto financeiro para uma estrutura de laboratório de prática de ensino em computação.

   

Biografia do Autor

Rafael de Magalhães Dias Frinhani, Universidade Federal de Itajubá

Graduado em Ciência da Computação, com especialização em Governança de TI (2010) pela Universidade Federal de Lavras, Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Atualmente é professor no Instituto de Matemática e Computação (IMC) na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

   

Adriana Prest Mattedi, Universidade Federal de Itajubá

Formada em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Mestrado em Análise de sistemas e Doutorado em Computação Aplicada no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Atualmente, é professor associado no Instituto de Matemática e Computação (IMC) da Universidade Federal de Itajubá.    

Rarysh Costa Souza

Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e atualmente trabalha como Desenvolvedor Full-Stack Sênior no Grupo SOMA.

 

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Frinhani, R. de M. D., Mattedi, A. P., & Souza, R. C. (2023). Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 12, 1–15. https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87687

Edição

Seção

Artigos