Um estudo comparativo entre modelos de utilização de equipamentos de tecnologia da informação para práticas em laboratórios de computação
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v12i0.87687Palavras-chave:
Gestão, Governança, Tecnologia da Informação, Laboratórios de computaçãoResumo
Introdução: Algumas instituições de ensino estruturam seus laboratórios de computação sem a elaboração de um estudo prévio de alternativas além do modelo baseado em compra dos equipamentos. A ausência desse estudo costuma causar um custo elevado que poderia ser evitado. Este trabalho apresenta um estudo comparativo entre quatro diferentes modelos de utilização de equipamentos de TI para práticas em laboratórios de computação em uma instituição pública de ensino superior, a partir de critérios técnicos e financeiros. Método: Foi realizado um estudo de caso em uma IES pública, cujos dados foram obtidos via questionários. A base de condução da pesquisa considerou as práticas de COBIT e ITIL. Resultados: Os resultados apontaram que, além de apresentar o custo mais baixo entre os quatro modelos estudados, a virtualização traz muita flexibilidade de configuração, pois, na gestão centralizada, é possível criar diferentes ambientes conforme necessidade das disciplinas. Conclusão: No ambiente estudado, o modelo de virtualização é o melhor tanto sob o ponto de vista técnico quanto financeiro para uma estrutura de laboratório de prática de ensino em computação.
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