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Panorama das pesquisas brasileiras da área de Ciência da Informação sobre revisão por pares aberta

Francisca Clotilde de Andrade Maia, Jefferson Veras Nunes, Maria Giovanna Guedes Farias

Resumo


Introdução: Visa apresentar um panorama sobre os estudos científicos brasileiros no âmbito da Ciência da Informação, que abordam o modelo de revisão por pares aberta. Método: Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, do tipo bibliográfica e de natureza exploratória. O levantamento bibliográfico seguiu os pressupostos de uma revisão de estado da arte e foi realizado nas seguintes fontes de informação: Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), Google Acadêmico, OasisBR e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Definiu-se os termos “revisão por pares aberta” e “avaliação por pares aberta” e um recorte temporal entre 2011-2021. A busca recuperou vinte resultados, e após a filtragem, para que os trabalhos atendessem ao critério estabelecido, (serem de autores brasileiros da área de Ciência da Informação), a amostra resultou em onze produções. A análise ocorreu em duas etapas, a primeira de dados descritivos dos trabalhos, e a segunda segue os pressupostos da análise de conteúdo de Bardin com o estabelecimento de categorias para investigar as discussões propostas dessas produções.  Resultados: Constatou-se a existência de um grupo de pesquisadores brasileiros que se dedica a desenvolver estudos sobre a revisão por pares aberta no âmbito da Ciência da Informação. Conclusão: Destarte, em razão do número reduzido de trabalhos recuperados e analisados neste estudo, reitera-se a relevância de se desenvolver mais pesquisas sobre o assunto, com vistas a consolidar a temática no escopo da área, contribuindo sobremaneira com os estudos da comunicação científica, e, por conseguinte, com o desenvolvimento da ciência e da sociedade.


Palavras-chave


Ciência da Informação; Comunicação científica; Revisão por pares aberta

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v12i0.86303

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