Tecnologias sociais nas bibliotecas: o entendimento dos bibliotecários do Sul do Brasil quanto ao tema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.84684

Palavras-chave:

Tecnologias Sociais, Tecnologias da Informação e Comunicação, Bibliotecas - Instituição Pública de Ensino

Resumo

Objetivo: O avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) tem contribuído com o desenvolvimento social e econômico e, assim, com a disseminação de informações, a aproximação de culturas diversas, a ampliação das redes comerciais, etc. Em face ao exposto, o objetivo deste estudo consiste em investigar qual o entendimento que os bibliotecários de uma Instituição Pública de Ensino do Sul do Brasil possuem com relação às Tecnologias Sociais e seu uso nas bibliotecas como ferramenta educacional inclusiva. Metodologia: a pesquisa é caracterizada como uma abordagem exploratória e descritiva, desenvolvida com o método de investigação denominado Estudo de Caso. Este método possui caráter qualitativo e se utilizou de três técnicas para coleta de dados e triangulação de análise: 1) Revisão de literatura – pesquisa em artigos científicos de autores brasileiros publicados entre os anos de 2016 e 2020; 2) Pesquisa documental – considerou exemplos publicados em sites institucionais (Fundações, Organizações e outros); 3) Aplicação de questionário semiestruturado aos bibliotecários da Instituição Pública de Ensino do Sul do Brasil. Resultados: Os resultados demonstraram evidências, diante dos dados analisados, de que, em grande parte dos bibliotecários, o entendimento da descrição, características e uso das Tecnologias Sociais no ambiente das bibliotecas ainda permanecem pouco conhecidos e/ou fragmentados. Conclusão: Como principal contribuição teórico-prática do estudo, ratifica-se o valor do debate entre os bibliotecários, mas também entre outros atores do campo da educação, como gestores, docentes e discentes, sobre uma maior inserção das Tecnologias Sociais – como técnicas, saberes, metodologias, práticas e instrumentos geradores de educação inclusiva – no ambiente das bibliotecas.

Biografia do Autor

Edinei Antônio Moreno, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça, Santa Catarina.

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração - UNISUL

Nei Antonio Nunes, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Palhoça, Santa Catarina.

Doutor em Sociologia Política - UFSC

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Publicado

2023-02-10

Como Citar

Moreno, E. A., & Nunes, N. A. (2023). Tecnologias sociais nas bibliotecas: o entendimento dos bibliotecários do Sul do Brasil quanto ao tema. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 11, 1–20. https://doi.org/10.5380/atoz.v11i0.84684

Edição

Seção

Artigos