Open Journal Systems

Competência em dados: uma necessidade contemporânea para pesquisadores e para a sociedade

Stheve Balbinotti, Caterina Marta Groposo Pavão, Fabiano Couto Corrêa da Silva, Ana Maria Mielniczuk de Moura

Resumo


Introdução: O objetivo deste artigo é analisar os requisitos que envolvem a Competência em Dados citada na literatura do campo da Ciência da Informação. Metodologia: A metodologia adotada foi a pesquisa bibliográfica sobre Competência em Dados e demais conceitos que constituem os pilares dessa temática, com ênfase para a Ciência Aberta e eScience. Resultados: Destacando os conceitos e os objetivos dos assuntos mencionados, o presente trabalho aponta que a Ciência da Informação brasileira deveria abordar a Competência em Dados de maneira mais contundente. Conclusão: Conclui-se que a Competência em Dados pode contribuir para o desenvolvimento da Ciência Aberta e da eScience, bem como ajudar a administrar a abundância de dados atualmente disponíveis.


Palavras-chave


Competência em dados; Dados abertos; Ciência Aberta; eScience.

Texto completo:

PDF

Referências


Abadal, E. (2021). Ciencia abierta: um modelo com piezas por encajar. Arbor, 197(799). doi: 10.3989/arbor.2021.799003

Albagli, S., Appel, A. L., & Maciel, M. L. (2014). Escience, ciência aberta e o regime de informação em ciência e tecnologia. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, 7(1). doi: 10.22478/ufpb.1981-0695.2014v9n2.22351

Aleixandre-Benaventa, R., Sapena, A. F. & Peset, F. (2021). Compartir los recursos útiles para la investigación: datos abiertos (open data). Educación médica, 22(3). doi: 10.1016/j.edumed.2019.07.004

Amaral, F. (2016). Introdução à ciência de dados: mineração e Big Data. Rio de Janeiro: Alta Books.

Aventurier, P., & Alencar, M. C. F. (2016). Os desafios de dados de pesquisa abertos. Reciis: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 10(3). doi: 10.29397/reciis.v10i3.1069

Babini, D., & Rovelli, L. (2020). Tendencias recientes em las políticas científicas de ciência aberta y acceso abierto em Iberoamérica. Buenos Aires: CLACSO; Fundación Carolina. Recuperado de https://www.clacso.org/pt/tendencias-recientes-enlaspoliticas-cientificas-de-ciencia-abierta-y-acceso-abierto-en-iberoamerica/

Bernardes, J. (2020). USP está entre as 20 instituições que mais publicam sobre covid no mundo: levantamento sobre publicações científicas relacionadas com a covid em todo o mundo mostra a USP na 16ª posição. Jornal da USP. Recuperado de https://jornal.usp.br/ciencias/usp-esta-entre-as-20-instituicoes-que-mais-publicam-sobre-covid-no-mundo/

Bezjak, S., Conzett, P., Fernandes, P. L., Görögh, E., Helbig, K., Kramer, B., ... Clyburne-Sherin, A. (2018). Open Science Training Handbook. Recuperado de https://github.com/Open-Science-Training-Handbook/Open-Science-Training-Handbook_EN

Borgman, C. (2012). The conundrum of sharing research data. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 63(6). doi: 10.1002/asi.22634

Bourdieu, P. (2004). Os usos sociais da ciência: por uma sociologia

clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP

Brand, A. (2020). Knowledge infrastructure and the role of the university. Information Services & Use, 40(3), p. 157–160. doi: 10.3233/ISU-200084. Recuperado de https://content.iospress.com/articles/information-services-and-use/isu200084

Burress, T., Mann, E., & Neville, T. (2020). Exploring data literacy via a librarian-faculty learning community: a case study. The Journal of Academic Librarianship, 46(1). doi: 10.1016/j.acalib.2019.102076

Caregnato, S. E. (2000). O desenvolvimento de habilidades informacionais: o papel das bibliotecas universitárias no contexto da informação digital em rede. Revista de Biblioteconomia & Comunicação, (8). Recuperado de http://eprints.rclis.org/11663/1/artigoRBC.pdf

Carlson, J., Fosmire, M., Miller, C. C., & Nelson, M. S. (2011). Determining data information literacy needs: a study of students and research faculty. Libraries and the Academy, 11(2). Recuperado de https://musejhuedu.ez45.periodicos.capes.gov.br/article/428877

Costa, M. M. (2017). Diretrizes para uma política de gestão de dados científicos no Brasil. (Tese de Doutorado). Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília, Brasília, Brasil. Recuperado de https://repositorio.unb.br/handle/10482/24895

Costal, M., Sales, L., & Zattar, M. (2020). Competência em dados: habilidades na atuação e formação do bibliotecário. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 34(2). doi: 10.14295/biblos.v34i2.11809

Culina, A., Kuzak, M., & Psomopoulos, F. (2017). Training life scientists in open reproducible research: a data science scenario. Recuperado de https://figshare.com/articles/poster/Training_Life_Scientists_in_Open_Reproducible_Research_a_Data_Science_scenario/5644279/1

De Silva, P. U. K., & Vance, C. K. (2017). Scientific Scholarly Communication: The Changing Landscape, Cham, Switzerland: Springer International Publishing AG. Recuperado de https://link-springer-com.ez45.periodicos.capes.gov.br/book/10.1007/978-3-319-50627-2.

Estevão, J. S. B., & Strauhs, F. R. (2020). Letramento informacional para reuso de dados nas ciências sociais: requisitos e competências. Informação & Informação, 25(2). doi: 10.5433/1981-8920.2020v25n2p1. Recuperado de https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/38995

Freire, G. H. A. (2020). O campo da Informação. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia, 15(4). doi: 10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56989

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. (2015). Programa FAPESP de Pesquisa em eScience. Recuperado de https://fapesp.br/publicacoes/2015/folder_escience.pdf

González, Y. M. & Rodríguez, A. I. (2021). Alfabetización em datos: diseño de um nuevo escenario formativo para el contexto universitario. Revista Ibero Americana de Ciência da Informação, 14(1). doi: 10.26512/rici.v14.n1.2021.35521

Gould, R. (2017). Data literacy is statistical literacy. Statistics Education Research Journal, 16(1). Recuperado de https://iaseweb.org/documents/SERJ/SERJ16(1)_Gould.pdf

Gray, J. (2009). Jim Gray one Science: a transformed scientific method. In Hey, T., Tansley S. & Tolle, K. (Orgs.), The fourth paradigm: data intensives scientific discovery. Washington: Microsoft Research, 2009.

Kapel, S. & Schmidt, K. (2021). A student-focused checklist for creating infographics. Reference Services Review, 49(3/4), 311–328. Recuperado de https://www-emerald.ez45.periodicos.capes.gov.br/insight/content/doi/10.1108/RSR-07-2021-0042/full/html

Koltay, T. (2017). Data literacy for researchers and data librarians. Journal of Librarianship & Information Science, 49(1). doi: 10.1177/0961000615616450

Kunst, S. & Degkwitz, A. (2018). Open Science - the new paradigm for research and education? Information Services & Use, 38(4), 203-205. Recuperado de https://content.iospress.com/articles/information-services-and-use/isu014

Morozov, E. (2018). Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora.

Oliveira, A. C. S. & Silva, E. M. (2016). Ciência aberta: dimensões para um novo fazer científico. Informação & Informação, 21(2). doi: 10.5433/1981-8920.2016v21n2p5

Orrù, D. (2020). Open data steward: bibliotecari e alfabetizzazione ai dati aperti. AIB studi, 60(2). doi: 10.2426/aibstudi-12123

Otani, N., & Fialho, F. A. P. (2011). TCC: métodos e técnicas (2a. ed.). Florianópolis: Visual Books.

Pellegrini, E., Estácio, L. S. S., & Vitorino, E. V. (2016). Instrumentos de avaliação da competência em informação: um mapeamento em âmbito nacional e internacional. In Alves, F. M. M., Corrêa, E. C. D., & Lucas, E. R. O. (Orgs.). Competência em informação: políticas públicas, teoria e prática. Salvador: EDUFBA.

Peeters, F. V. (2021). Opening doors to discovery: Partnerships are key to advancing open science. Information Services & Use 41(3). Recuperado de https://content.iospress.com/articles/information-services-and-use/isu210105

Pinheiro, L. V. R. (2018). Mutações da Ciência da Informação e reflexos nas mandalas interdisciplinares. Informação & Sociedade, 28(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/43317

Pizzani, L., Silva, R. C., Bello, S. F., & Hayashi, M. C. P. I. (2012). A arte da pesquisa bibliográfica na busca do conhecimento. Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação, 10(2). doi: 10.20396/rdbci.v10i1.1896

Ravindranath, M. (2014). Elementary schools start teaching data literacy. The Washington Post. Recuperado de https://www.washingtonpost.com/business/onit/elementary-schools-start-teaching-data-literacy/2014/11/14/9e8bb4ec-6aac-11e4-9fb4-a622dae742a2_story.html

Ribeiro, N. C., Oliveira, D. A., & Araújo, R. F. (2019). Conjecturas da Ciência Aberta na contemporaneidade do big data. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 33(2). doi: https://doi.org/10.22478/ufpb.1981-0695.2020v15n4.56819

Ridsdale, C., Rothwell, J., Smit, M., Ali-Hassan, H., Bliemel, M., Irvine, D., Kelley, D., Matwin, S., & Wuetherick, B. (2015). Strategies and Best Practices for Data Literacy Education. Knowledge Synthesis Report. Recuperado de https://dalspace.library.dal.ca/bitstream/handle/10222/64578/Strategies%20and%20Best%20Practices%20for%20Data%20Literacy%20Education.pdf

Sayão, L. F., & Sales, L. F. (2015). Guia de gestão de dados de pesquisa para bibliotecários e pesquisadores. Rio de Janeiro: CNEN/IEN.

Sayão, L. F., & Sales, L. F. (2020). Afinal, o que é dado de pesquisa? Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, 34(2). doi: https://doi.org/10.14295/biblos.v34i2.11875

Silva, F. C. C., & Silveira, L. (2019a). O ecossistema da ciência aberta. TransInformação, 31. doi: https://doi.org/10.1590/2318-0889201931e190001

Silva, F. C. C., & Silveira, L. (2019b). O que é e qual a importância da Ciência Aberta? SciELO em Perspectiva: Humanas. Recuperado de https://humanas.blog.scielo.org/blog/2019/12/02/o-que-e-e-qual-a-importancia-da-ciencia-aberta/

Usova, T., & Laws, R. (2021). Teaching a one-credit course on data literacy and data visualization. Journal of Information Literacy, 15(1). doi: 10.11645/15.1.2840

Veiga, V. S. O., Silva, C. H., Borges, M. M., & Souza Junior, P. R. B. (2017). Percepção do pesquisador português em neurociências quanto ao compartilhamento de dados de pesquisa em repositórios. Reciis: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, 11. doi: 10.29397/reciis.v11i0.1409

Viana, J. M. A., & Dal'Evedove, P. R. (2021). Indexação de dados científicos: uma análise a partir das políticas da Rede de Repositórios de Dados Científicos do Estado de São Paulo. Páginas a&b, 3(especial ConfOA). doi: 10.21747/21836671/pagnesppk26

Vilaça, M. L. C. (2010). Pesquisa e ensino: considerações e reflexões. e-scrita: Revista do Curso de Letras da UNIABEU, 1(2). Recuperado de https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/26/pdf_23.

Vilar, P., & Zabukovec, V. (2019). Research data management and research data literacy in Slovenian science. Journal of Documentation, 75(1), 24-43. Recuperado de https://wwwemerald.ez45.periodicos.capes.gov.br/insight/content/doi/10.1108/JD-03-2018-0042/full/html




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.83569

Apontamentos

  • Não há apontamentos.