Estratégia omnichannel e a experiência do usuário: um estudo na rede social digital LinkedIn

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v10i3.81054

Palavras-chave:

Estratégia omnichannel, Experiência do Usuário, Redes sociais digitais, LinkedIn.

Resumo

Introdução: A informação está presente nos diversos meios e recursos tecnológicos existentes, sendo utilizada tanto para uma compra online como para redigir um texto numa rede social digital, expondo opinião sobre um determinado fato ou assunto. Utiliza a estratégia omninichannel para entender a gestão integrada de canais de comunicação no uso simultâneo e na interligação desses diferentes canais, analisando a experiência do usuário e sua satisfação em relação à rede social digital LinkedIn. Objetiva compreender a importância da estratégia omnichannel para a experiência do usuário na rede social digital LinkedIn. Método: O percurso metodológico é alicerçado pela abordagem qualitativa e utiliza formulário online, averiguando a satisfação no LinkedIn quanto à estratégia omnichannel e à experiência do usuário. Resultados: Os resultados apontam a consolidação de um público especializado e experiente na utilização da rede social digital LinkedIn, constatando possibilidades de melhorias, expondo as dificuldades de uso enfrentadas e conhecendo a estratégia omnichannel como forma de integração entre o usuário e os recursos inerentes à estratégia. Conclusão: A partir do alcance do objetivo do artigo, considera que o relacionamento estratégico possibilitado pela omnichannel é desenvolvido mediante a integração de conteúdo disseminado nos canais de comunicação juntamente com a integração entre os próprios usuários da informação.

Biografia do Autor

Bruno Soares Ramos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba

Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto Federal da Paraíba - IFPB Campus João Pessoa. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB)

Arthur Ferreira Campos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba

Doutorando e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB). Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduando em Arquivologia pela UFPB.

Eliane Bezerra Paiva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba

Possui graduação em Biblioteconomia (1973), Mestrado em Ciência da Informação (2002) e Doutorado em Linguística(2013), realizados na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do nível adjunto da Universidade Federal da Paraíba com atuação na Graduação em Biblioteconomia, em Arquivologia e no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Graduado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor Associado do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de janeiro. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal da Paraíba. Docente Colaborador Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Mestrado e Doutorado) do Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marckson Roberto Ferreira de Sousa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba.

Doutor em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com pesquisa em Interfaces Humano-Computador. Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Processamento da Energia pela Universidade Federal da Paraíba. Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharel em Direito pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da UFPB. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFPB e do Programa de Pós-graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes.

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Publicado

2021-09-03

Como Citar

Ramos, B. S., Campos, A. F., Paiva, E. B., Freire, G. H. de A., & Sousa, M. R. F. de. (2021). Estratégia omnichannel e a experiência do usuário: um estudo na rede social digital LinkedIn. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 10(3), 1–11. https://doi.org/10.5380/atoz.v10i3.81054

Edição

Seção

Dossiê temático: Artigo