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Mapeamento de processos em biblioteca jurídica: perspectiva de melhoria na Gestão da Informação organizacional

Italo Teixeira Chaves, Rejane Maria Façanha de Albuquerque, Gabriela Belmont de Farias, Maria Aurea Montenegro Albuquerque Guerra

Resumo


Introdução: Discute questões relacionadas ao mapeamento de processos organizacionais e suas potencialidades na oferta de resultados para a melhoria da gestão da informação no âmbito organizacional. Destaca a importância dos fluxos informacionais enquanto ferramentas possíveis para auxiliar a gestão da informação. Métodos: Foi realizado um estudo bibliográfico com característica descritiva e exploratória, pautando-se da pesquisa-ação a fim de retratar a experiência de mapeamento de processos de informação na biblioteca jurídica Aderbal Nunes Freire, a qual compõe o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará. Apresenta-se ainda como uma pesquisa participante, visto que o mapeamento de processos na biblioteca já mencionada foi objeto para a melhoria dos serviços e produtos gerados pela biblioteca. Resultados: Apresenta o mapeamento dos principais processos informacionais da biblioteca, sendo eles o de atendimento, cadastro de usuário, processamento técnico, além dos processos na biblioteca digital. A partir disso, ocorreu a elaboração de fluxogramas de informação, os quais possibilitaram benefícios obtidos no que diz respeito à gestão da informação, tomada de decisões e na cultura organizacional. Conclusão: Os processos informacionais são intrínsecos ao contexto organizacional, fazendo-se presente em todas as esferas, sendo estes dos mais elementares aos mais complexos e elaborados. Nesse contexto, o bibliotecário destaca-se enquanto profissional com competência para mapear os processos e operacionalizar melhorias na gestão da informação no âmbito organizacional.


Palavras-chave


Mapeamento de processos; Gestão de processos; Gestão da Informação; Biblioteca Jurídica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.79074

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