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Sociedade da informação e as mídias sociais no contexto da comunicação científica

Natalia Rodrigues Delbianco, Marta Lígia Pomim Valentim

Resumo


Introdução: A Sociedade da Informação está alicerçada no tripé “informação”, “tecnologias de informação” e “telecomunicação”, cujos fenômenos são estudados por diferentes campos científicos, entre eles a Ciência da Informação. Este artigo busca compreender os impactos da denominada Sociedade da Informação no contexto da comunicação científica. Como objetivo principal investiga como os avanços tecnológicos e o uso de mídias sociais influenciaram os Estudos Métricos da Informação em relação à Altmetria. Discute sobre a Sociedade da informação, a informação e a tecnologia, apresentando alguns dados sobre as mídias sociais e as redes sociais. Método: Em relação à metodologia, adota uma abordagem descritiva-exploratória, de natureza qualitativa, com base em revisão de literatura. Resultados: Considera que os avanços tecnológicos podem ser utilizados tanto positivamente, quanto negativamente, mas, de um modo geral, ajudam no desenvolvimento da ciência e no compartilhamento da informação, porque os canais utilizados para tal disseminação foram significativamente ampliados e, desse modo, resultaram no surgimento de um novo subcampo dos Estudos Métricos, visando justamente estudar os fenômenos desses novos canais de divulgação científica. Conclusão: Por fim, entende que o desenvolvimento da ciência com base nas tecnologias, em especial na comunicação por meio das mídias sociais, faz com que a Ciência da Informação esteja em constante avanço, sendo a Altmetria o resultado da ampliação da comunicação da ciência em meios tidos como não formais. 


Palavras-chave


Sociedade da Informação; Tecnologia; Comunicação Científica; Mídias Sociais; Redes Sociais; Altmetria

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.78778

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