Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.76633

Palavras-chave:

Estudos Métricos da Informação. Análise de redes sociais on-line

Resumo

Introdução: Ressalta a inserção dos sites de redes sociais no atual cenário informacional da sociedade dando ênfase a importância da análise do engajamento informacional dos indivíduos como forma de compreender o comportamento informacional da população mediante o acesso e uso das informações disponibilizadas nos sites de redes sociais.   Método: Apresenta a proposta de fórmulas para o cálculo do engajamento informacional nos sites de redes sociais por meio da quantificação das ferramentas de interação existente nas mídias sociais como o curtir, compartilhar e comentar. Assim, as fórmulas sugeridas atribuem pesos que representam o nível de engajamento do indivíduo perante a ação realizada em uma publicação. Resultados: Comprova que as fórmulas apresentadas são passíveis de aplicação por apresentar uma dinâmica de pesos para cada tipo de interação, refletindo assim o real engajamento realizado pelas pessoas em uma publicação. Conclusão: Contribui com o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a análise de sites de redes sociais e possibilita uma melhor compreensão acerca dos fatores que envolvem o comportamento informacional do indivíduo mediante o uso das mídias sociais.

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

Silva, I. O. da, & Gouveia, F. C. (2021). Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular?. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 10(1), 94–102. https://doi.org/10.5380/atoz.v10i1.76633

Edição

Seção

Artigos