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Artigos científicos publicados em acesso aberto pelos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu no Setor de Ciências Sociais Aplicadas na UFPR

Karolayne Costa Rodrigues de Lima, Ricardo Mendes Junior, José Simão de Paula Pinto

Resumo


Introdução: apresenta o contexto da comunicação científica e os movimentos de acesso aberto à informação focando na criação e no desenvolvimento das formas de publicação: acesso aberto ou acesso restrito. Contextualiza os sistemas de publicação científica e a disponibilidade e o acesso aos artigos científicos produzidos com recursos públicos. Visa responder qual é a forma de publicação acadêmica adotada pelos docentes dos programas de pós-graduação stricto sensu do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná para a comunicação dos resultados de pesquisa. Objetivo: apresenta como objetivo geral identificar por meio da plataforma Lattes e enquanto docente do quadro permanente dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade Federal do Paraná qual é a forma de publicação adotada para a comunicação dos resultados de pesquisa. Metodologia: o método utilizado para identificação do tipo de sistema de publicação é a aplicação de um algoritmo de coleta e classificação de artigos científicos. Resultados: os resultados indicam que 54% dos docentes do setor publicam seus artigos em acesso aberto.


Palavras-chave


Acesso aberto; Comunicação científica; Produção científica - Universidade Federal do Paraná.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v8i2.76295

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