Open Journal Systems

Da representação ao monitoramento: a criação de uma ontologia do discurso de ódio online brasileiro

Luiz Rogério Lopes Silva, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco

Resumo


As expressões de discurso de ódio em comunidade online promovem um desserviço a saúde das relações e ampliam a desigualdade social ao reforçarem estereótipos e discriminações. Empresas de Redes Sociais Digitais (RSD), organizações de Direitos Humanos e governos de vários países, inclusive o Brasil, têm encontrado dificuldade em estabelecer ações estratégicas que auxiliem na identificação e contenção do fenômeno. A massa de dados com conteúdo intimidador às minorias historicamente marginalizadas (mulheres, negros, comunidade LGBTI, etc.) provou-se multifacetada e complexa, exigindo um esforço permanente no aperfeiçoamento de tecnologias de identificação e moderação de publicações e comentários em sites como Facebook, Youtube e Twitter. Este estudo consiste na criação de um vocabulário controlado do discurso de ódio online brasileiro, valendo-se das ontologias. O objetivo é propor representação da informação a partir do corpo supervisionado do discurso de ódio no Brasil. O estudo defende a tese que as relações associativas em banco de dados dos RDS quando legitimadas numa ontologia atrelada ao contexto brasileiro e a língua portuguesa corroboram ao conhecimento da problemática do ódio e consequentemente a produção de estratégias mais assertivas à manutenção da tolerância em ambientes online. A ontologia servirá como substrato estratégico na identificação, moderação e combate ao fenômeno por meio de um repositório online colaborativo capaz de analisar e classificar expressões que fomentem o ódio e a violência contra grupos específicos. A metodologia tem perspectiva netnográfica visando uma descrição densa do fenômeno, bem como a organização de categorias de analise submetidas ao escrutínio e a participação cidadã por meio de uma plataforma pública. Espera-se que as análises e ferramentas desenvolvidas pelo trabalho possam contribuir com os estudos de discurso de ódio online e encorajar ações e políticas que minimizem os aspectos nocivos no que tange os ideais democráticos e o respeito à dignidade humana.

Palavras-chave


Discurso de ódio; Ontologia; Plataforma colaborativa; Representação; Monitoramento.

Texto completo:

PDF

Referências


Almeida, M. B., & Bax, M. P. (2003). Uma visão geral sobre ontologias: pesquisa sobre definições, tipos, aplicações, métodos de avaliação e de construção. Ci. Inf., 32(3), 7-20. Recuperado de http://mba.eci.ufmg.br/downloa ds/19019.pdf

Araújo, C. A. Á. (2012). Paradigma social nos estudos de usuários da informação: abordagem interacionista. Informação & Sociedade, 22(1), 145- 159. Recuperado de http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/arti cle/view/9896

Bem-David, A. & Matamoros-Fernandez, A. (2016). Hate speech and covert discrimination on social media: Monitoring the Facebook pages of extreme-right political parties in Spain. International Journal of Communication, 10, 1167- 1193. Recuperado de https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/3697

Benevenuto, F., Almeida, J. M., & Silva, A. S. (2011). Explorando Redes Sociais Online: Da Coleta e Análise de Grandes Bases de Dados às Aplicações. Minicursos Livro Texto, 63–101.

Boyd, D., & Ellison, N. (2007). Social Network Sites: Definition, history and Scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, 13(1), p. 210–230. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1111/j.1083- 6101.2007.00393.x.

Castells, M. (2003). A galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Castells, M., & Cardoso, G. (2006). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Casa da Moeda.

Castells, M. (2013). Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução de Carlos A. Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar.

Davenport, T. H., Marchand, D. A., & Dickson, T. (2004). Dominando a gestão da informação. Porto Alegre: Bookman.

Facebook (2018). Padrões da Comunidade. Recuperado de https://www.facebook.com/communitystandards/

Goldschmidt, R. R., & Passos, E. P. L. (2005). Data mining: um guia prático - conceitos, técnicas, ferramentas, orientações e aplicações. Rio de Janeiro: Campus.

Holgate, L. (2004). Creating and using taxonomies to enhance enterprise search. Information Today, 7(21).

Kozinets, R. V. (2010). Netnografia: a arma secreta dos profissionais de marketing: como o conhecimento das mídias sociais gera inovação. Recuperado de http://kozinets.net/wp-content/uploads/2010/11/netnografia_p ortugues.pdf.

Mattelart, A. (2002). História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola. Neuendorf, K. (2002). The content analysis guidebook. Thousand Oaks, California: Sage Publications.

Parreiras, F. S. (2004). Introdução à engenharia de ontologias. In Anais do Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação, Belo Horizonte: Cotemig, 2004. Recuperado de http://www.fernando.parreiras.nom.br/palestras/en geonto.pdf

Quivy, R. & Campenhout, L. V. (2008). Manual de investigação em ciências sociais (2a ed.). Lisboa: Gradiva.

Recuero, R. (2009). Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina.

Recuero, R. (2012). A conversação em rede. Porto Alegre: Sulina.

Rheingold, H. The virtual community. (1998). Recuperado de http://www.rheingold.com/vc/book/

Santos, M. A. M. (2016). O discurso de ódio em Redes Sociais. São Paulo: Lura Editorial.

Sloan, L. & Quan-Haase, A. (2016). The Sage handbook of Social Media. Sage. Recuperado de https://dx.doi.org/1 0.4135/9781473983847

Smith, B. (2003). Ontology. In: FLORIDI, L. Blackwell guide to the philosophy of computing and information. Oxford: Blackwell, 155-166. Recuperado de http://ontology.buffalo.edu/smith/articles/ontology_pic.pdf

Valentim, M. (Org). (2010). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 390 p.

Wurman, R. S. (2005). Ansiedade de informação 2: um guia para quem comunica e da instruções. São Paulo: Editora de Cultura.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v7i2.67243

Apontamentos

  • Não há apontamentos.