Análise da produção científica dos programas de pósgraduação e seu alinhamento com as diretrizes do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação: um estudo cientométrico
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v7i2.67241Palavras-chave:
Produção Científica, Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cientometria.Resumo
Os estudos e análises direcionados à produção científica e ao comportamento da ciência, atraem a atenção de órgãos governamentais, visto o subsídio de informações para a tomada de decisão, bem como a estruturação e o direcionamento de políticas públicas. Desta forma, os estudos bibliométricos e cientométricos, contribuem para a identificação do comportamento da ciência nas áreas específicas de estudo, assim como para a análise da produção e a utilização do conhecimento. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo analisar por meio da cientometria, a produção científica dos programas de pós-graduação, conceitos 6 e 7 e o alinhamento com as diretrizes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI). Para tanto, busca-se: (i) identificar a produção científica dos programas de pós-graduação, com conceitos 6 e 7; (ii) comparar a produção científica com as temáticas prioritárias e estratégicas do SNCTI (ENCTI 2016-2022); (iii) verificar os desdobramentos das produções científicas, a partir das temáticas prioritárias e estratégicas do SNCTI (ENCTI 2016-2022); (iv) examinar o perfil das produções científicas dos programas de pós-graduação; e (v) identificar pesquisadores, grupos de pesquisa e redes de colaboração e a relação da produtividade e as temáticas prioritárias e estratégicas do SNCTI (ENCTI 2016-2022). A pesquisa configura-se como exploratória e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa, com o delineamento por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A coleta e o tratamento dos dados terão o suporte dos softwares Bibexcell e ScriptLattes. Os resultados serão pautados nos objetivos propostos e interpretados à luz do levantamento bibliográfico e documental. A partir das análises realizadas pretende-se avaliar a consonância das agendas de pesquisa dos programas de pós-graduação com as estratégias governamentais, seus desdobramentos e a contribuição da pesquisa para o fomento de planos, ações e o alinhamento dos focos de pesquisas institucionais.
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