Museu de Arte Moderna e a questão da qualidade de serviços

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v7i2.64120

Palabras clave:

Museu, Serviços, Gestão da qualidade, Dimensões da qualidade

Resumen

Introdução: o trabalho apresenta as percepções e expectativas dos visitantes sobre os serviços ofertados no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Objetivos: trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa, visando diagnosticar as dimensões da qualidade: confiabilidade, empatia, garantia, receptividade e tangibilidade. Metodologia: a técnica adotada foi a métrica Servqual, com levantamento de dados por survey. Resultados: os resultados indicam a validade e consistência da abordagem, evidência que os respondentes salientam positivamente a dimensão tangibilidade e apontando um grau relativamente baixo de insatisfação em relação às outras quatro determinantes da qualidade em serviços. Conclusão: conclui-se que a escala Servqual é apropriada para apurar a qualidade em espaços de educação não formal e, notadamente, na esfera museológica viabilizar melhoria nas práticas e processo de desenvolvimento de serviços.

Biografía del autor/a

Ana Claudia Borges Campos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Coordenadora de Estágios do Bacharelado em Biblioteconomia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – UFES, Profª. Drª. em Ciências da Informação (Dinter UnB/UFES), mestre em Políticas Sociais, ênfase em Políticas Públicas, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2005)  <anaborges32@yahoo.com.br >

Sandra Maria Souza de Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Bacharela em Biblioteconomia (UFES). Pós graduanda em MBA em Biblioteconomia (Instituto Cotemar).

 

Marcelo Calderari Miguel, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui graduação em Biblioteconomia e em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Bacharelado em Ciência Contábeis pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (FEAD) e Aperfeiçoamento em Educação Científica: Educação não formal em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2020-01-10

Cómo citar

Campos, A. C. B., Carvalho, S. M. S. de, & Miguel, M. C. (2020). Museu de Arte Moderna e a questão da qualidade de serviços. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 7(1), 21–30. https://doi.org/10.5380/atoz.v7i2.64120

Número

Sección

Artículos