Metodologia design thinking no projeto de software para mobilidade urbana: relato de aplicação

Adailton Magalhaes Lima, Antonia Tamires Alves, Anderson Jorge Serra da Costa, Ernani de Oliveira Sales

Resumo


Introdução: Apresenta um relato da condução de um estudo onde se aplicou a metodologia Design Thinking no contexto do projeto de uma solução de software ao contexto de mobilidade urbana. Método: Dentre as técnicas sugeridas pela metodologia Design Thinking, este trabalho utilizou entrevistas, surveys, brainstorming e prototipação. O foco do estudo foram os transportes públicos e os processos intrínsecos a esse contexto. Resultados: Tem-se um projeto de solução aderente aos problemas identificados nas pesquisas de campo, e também uma avaliação conduzida com os usuários alvo sobre o projeto de solução proposto. Conclusão: A aplicação de Design Thinking pode ser eficiente no desenvolvimento de software, pois se tem nessa metodologia um direcionamento na elaboração de projetos centrada na construção de produtos voltados para atender as necessidades de seus usuários, ou seja, projeta-se a solução com base no quão usual o produto será para o usuário final.


Palavras-chave


Mobilidade Urbana; Gestão de transportes públicos; Design Thinking; Projeto de Software

Texto completo:

HTML PDF EPUB

Referências


Boer, G., & Bonini, L. (2010). Design thinking: Uma nova abordagem para inovação. [Biblioteca TerraForum]. Retirado de http://biblioteca.terraforum.com.br/BibliotecaArtigo/artigo-designthinking.pdf

Brown, T. (2010). Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier.

Desconsi, J. (2012). Design thinking como um conjunto de procedimentos para a geração da inovação: Um estudo de caso do projeta do G3. (Dissertação de Mestrado). Centro Universitário Ritter dos Reis. Porto Alegre.

Kujala, S. (2003). User involvement: A review of the benefits and challenges. Behaviour & Information Technology, 22(1), 1-16. Retirado de http://mcom.cit.ie/staff/Computing/prothwell/hci/papers/UserInvolvement.pdf

Loockwood, T. (2009). Design thinking: Integrating innovation, customer experience, and brand value. Nova York: Allworth.

Ries, E. (2012). A startup enxuta. São Paulo: Lua de Papel.

Rota Urbana. (2013). Rota Urbana. Retirado de http://www.rotaurbana.net.br/

Seyff, N., Ollmann G., & Bortenschlager, M. (2011). iRequire: gathering end-user requirements for new apps. 19th IEEE Internacional Requirements Engineering Conference, 347-348. Retirado de http://ieeexplore.ieee.org.ez10.periodicos.capes.gov.br/stamp/stamp.jsp?tp=&arnumber=6051669

Silva, M. J. V., Silva Filho, Y. V., Adler, I. K., Lucena, B. F., & Russo, B. (2012). Design thinking: Inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v3i2.41345

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Universidade Federal do Paraná
Mestrado e Doutorado Interdisciplinar em Gestão da Informação
ISSN: 2237-826X
Qualis (2013-2016):
B2 - Comunicação e Informação
B4 - Planejamento Urbano e Regional/Demografia; Saúde Coletiva; Interdisciplinar
B5 - Arquitetura, Urbanismo e Design; Engenharias III
Licença Creative Commons
Esta obra foi licenciada sob uma Licença
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada