A disseminação da informação no Twitter: uma análise exploratória do fluxo informacional de retweets

Autores

  • Célio Andrade Santana Júnior Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • João Pedro Silva Albuquerque Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Fabiola Souza Queiroz Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
  • Steffane Ramires Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5380/atoz.v3i1.41334

Palavras-chave:

Microblogs, Twitter, Fluxo de informação, Disseminação da Informação

Resumo

Introdução: Apresenta o processo de disseminação da informação no serviço de microblog Twitter a partir dos retweets realizados por usuários, que assim disseminam mensagens criadas por perfis. O objetivo desta pesquisa é observar como se deu a disseminação de uma mensagem postada neste serviço de microblog em relação a aspectos teóricos da chamada Teoria de Redes. Método: Utilizou-se a ferramenta “Where Does My Tweet Goes” para avaliar um tweet do político norte-americano Al Gore postado originalmente no dia cinco de junho de 2013. Os dados utilizados nesta pesquisa foram coletados pela própria ferramenta que busca as informações sobre as postagens diretamente na base de dados do Twitter. A análise dos dados foi feita de forma quantitativa a partir da própria ferramenta que identificou os retweets promovidos pelos seguidores de Al Gore. Resultados: Foi observado que a disseminação da mensagem específica se deu de forma rápida, entretanto efêmera. O alcance da mensagem foi, de fato, potencializado pela rede atingindo mais do que o dobro dos seguidores originais de Al Gore sendo assim possível quantificar a “viralidade” de uma postagem. Conclusão: O resultado desta pesquisa, ressaltada sua característica exploratória, sugere que a disseminação da informação no Twitter segue a tendência das denominadas “novas ciências” em redes sociais caracterizadas pela dinâmica dos elementos redes na sua construção e crescimento.

Biografia do Autor

Célio Andrade Santana Júnior, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Bacharel em Ciências da Computação - UFPE, Mestre em Engenharia de Computação - UPE, Doutor em Ciências da Computação - UFPE. Professor Adjunto - UFPE.

João Pedro Silva Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduando em Gestão da Informação - UFPE

Fabiola Souza Queiroz, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduanda em Gestão da Informação - UFPE

Steffane Ramires Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduanda em Gestão da Informação - UFPE

Referências

ADAMIC, L.; ADAR, E. How to search a social network. Social Networks, v. 27, n. 3, p. 187-203, 2005. Disponível em: www.cond.org/socsearch.pdf‎. Acesso em: 10 fev. 2014.

ALVES, C. D. Informação na twitosfera. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 9, n. 1, p. 92-105, 2011. Disponível em: http://polaris.bc.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/497. Acesso em: 21 jun. 2014.

BARRETO, A. Os destinos da Ciência da Informação: entre o cristal e a chama. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v.9, n.2, dez. 1999. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/397/318. Acesso em: 21 abr. 2014.

DIXON, N. M. Common Knowledge: how companies thrive by sharing what they know. Harvard Business School Press. Boston. 2000.

DRUCKER, P. Além da revolução da informação. HSM Management. n.18, jan./fev. 2000. p. 48-55.

EASLEY, D.; KLEINBERG, J. Networks, crowds, and markets: reasoning about a highly connected world. 2012.

FERREIRA, T. E. L. R.; PERUCCHI, V. Gestão e o fluxo da informação nas organizações: um ensaio a partir da percepção de autores contemporâneos. Revista ACB, v. 16, p. 446-463, 2011. Disponível em: http://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/781/pdf_61. Acesso em: 21 abr. 2014.

FRANCO, A. Escola de Redes: Novas visões sobre a sociedade, o desenvolvimento, a internet, a política e o mundo globalizado. Curitiba: Escola-de-Redes, 2008.

FROTA, M. G. da C.; QUINTÃO, P. G. Fluxos informacionais para o monitoramento da Convenção dos Direitos da Criança: a atuação da rede NGO Group for CRC. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 15, p. 66-83, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2010v15n29p66. Acesso em: 21 abr. 2014.

GRANOVETTER, M. S. The strength of weak ties. American Journal of Sociology, Chicago, v. 78, n. 6, p. 1360-1380, 1973.

GREEF, A. C.; FREITAS, M. C. D. Fluxo enxuto de informação: um novo conceito. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 17, p. 37-55, 2012. Disponível em: http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1246. Acesso em: 21 abr. 2014.

GRUHL, D.; GUHA, R.; LIBEN-NOWELL, D.; TOMKINS, A. Information diffusion through blogspace. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON WORLD WIDE WEB, 13., 2004, Nova York. Proceedings… Nova York: ACM, 2004. p. 491-501.

HAYTHORNTHWAITE, C. Social networks and Internet connectivity effects. Information, Community & Society, v. 8, n. 2, p. 125-147, 2005. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13691180500146185#.U1bWB-ZdUZ4. Acesso em: 21 abr. 2014.

HOGG, T.; LERMAN, K. Stochastic models of user-contributory web sites. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON WEBLOGS AND SOCIAL MEDIA, 3., 2009, San José. Proceedings… San José: ICWSM, 2009.

HUNG, E. S.; CALDERÓN, C. A. Online opinion leaders in Latin America and the Middle East: the case of the Top 20 most-viewed twitter users. Informação & Sociedade, v. 23, n. 3, 2014. Disponível em: http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/17818. Acesso em: 21 jun. 2014.

LARA, M. L. G. ; CONTI, V. L. Disseminação da informação e usuários. São Paulo em Perspectiva, v. 17, n. 3-4, p. 26-34, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/spp/v17n3-4/a04v1734.pdf. Acesso em: 21 abr. 2014.

LERMAN, K.; GHOSH, R. Information contagion: An empirical study of the spread of news on Digg and Twitter social networks. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON WEBLOGS AND SOCIAL MEDIA, 4., 2010, Washington. Proceedings… Washington: ICWSM, 2010.

LESKOVEC, J.; ADAMIC, L. A.; HUBERMAN, B. A. The dynamics of viral marketing. ACM Transactions on the Web, v. 1, n. 1, 2007.

LESKOVEC, J.; KRAUSE, A.; GUESTRIN, C.; FALOUSTOS, C.; VANBRIESSEN, J. Cost-effective outbreak detection in networks. In: ACM SIGKDD INTERNATIONAL CONFERENCE ON KNOWLEDGE DISCOVERY AND DATA MINING, 13., 2007. Proceedings… SIGKDD, 2007.

LESKOVEC, J.; McGLOHON, M.; FALOUTSOS, C.; GLANCE, N.; HURST, M. Cascading behavior in large blog graphs. In: SIAM INTERNATIONAL CONFERENCE ON DATA MINING,7., 2007. Minnesota. Proceedings… Minnesota, USA, SIAM. 2007.

LIBEN-NOWELL, D.; KLEINBERG, J. Tracing information flow on a global scale using Internet chain-letter data. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 105, n. 12, p. 4633-4638, 2008.

LITTELL, R. S.; FISHER, D. Power Netweaving: 10 secrets to successful relationship marketing. National Underwriter Company, 2001.

MONESSON, E. P. Netweaving-a powerful tool for developing relationships. CPA Practice Management Forum, v. 3, p. 12, 2007. Disponível em: http://heinonline.org/HOL/LandingPage?handle=hein.journals/cpamanf3&div=45&id=&page=. Acesso em: 21 abr. 2014.

ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. Nova York: Freepress, 2010.

SAVI, M. G. M.; SILVA, E. L. da. O fluxo da informação na prática clínica dos médicos residentes: análise na perspectiva da medicina baseada em evidências. Ciência da Informação, v. 38, n. 3, p. 177-191, 2009. ISSN 0100-1965. Disponível em: http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000008834&dd1=c6c8c. Acesso em: 21 abr. 2014.

TOMAÉL, M. I.; MARTELETO, R. M. Redes sociais: posições dos atores no fluxo da informação. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, nº esp, p. 75-91, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2006v11nesp1p75. Acesso em: 21 abr. 2014.

VÁZQUEZ, A.; OLIVEIRA, J. G.; DEZSO, Z.; GOH, K.; KONDOR, I.; BARÁBASI, A. Modeling bursts and heavy tails in human dynamics. Physical Review, v. 73, n. 3, 2006.

VERGILI, R. Relação entre relevância da informação e articulação de redes por profissionais de comunicação. Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero, v. 3, n. 1, p. 1-11, 2011. Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comtempo/article/view/7572. Acesso em: 21 abr. 2014.

WU, F.; HUBERMAN, B. A.; ADAMIC, L. A.; TYLER, J. R. Information flow in social groups. Physica A: statistical mechanics and its application, v. 337, n. 1, p. 327-335, 2004.

Publicado

2014-09-01

Como Citar

Santana Júnior, C. A., Albuquerque, J. P. S., Queiroz, F. S., & Lima, S. R. (2014). A disseminação da informação no Twitter: uma análise exploratória do fluxo informacional de retweets. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 3(1), 50–59. https://doi.org/10.5380/atoz.v3i1.41334

Edição

Seção

Artigos