Questões de metodologia - Parte 2

Autores

  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    DOI:

    https://doi.org/10.5380/atoz.v1i2.41308

    Palavras-chave:

    Metodologia da pesquisa, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência da Informação, Pesquisas científicas

    Resumo

    A Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem, especialista em metodologia e produção científica, responde questões dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (PPCGI/UFPR) e da Graduação em Gestão da Informação (CGI/UFPR). Nesta segunda parte da entrevista a Profa. Leilah esclarece, com ênfase nas peculiaridades da pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e Ciência e Gestão da Informação, os seguintes aspectos: as condições da coleta e análise de dados, as diferenças entre pesquisa ação e pesquisa participante, as estratégias para identificar fontes seguras e de qualidade para a elaboração do referencial teórico e, as características gerais da produção científica.

    Biografia do Autor

    Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Bacharel em Biblioteconomia e Documentação - UFPR, Mestre em Educação - UFPR, Doutora em Ciências da Comunicação - USP, Estágio Pós-Doutoral UAM/Madri. Professor Visitante Senior - UFPE/DCI e UNESP(Marília)

    Referências

    BRUYNE, P.; HERMAN, J.; SHOUTHEETE, M. de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.

    CUNHA, M. B. da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2001.

    MACHADO-DA-SILVA, C. L.; CUNHA, V. C.; AMBONI, N. Organizações: o estado da arte da produção acadêmica no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 14., 1990, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPAD, 1990.

    SILVA, V. da. Perfil metodológico da pesquisa em Ciência da Informação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) - Universidade Federal do Paraná.

    THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

    VERGARA, S. C.; PECI, A. Escolhas metodológicas em estudos organizacionais. Organizações & Sociedade, v. 10, n. 27, p. 13- 26, 2003.

    Publicado

    2012-11-21

    Como Citar

    Bufrem, L. S. (2012). Questões de metodologia - Parte 2. AtoZ: Novas práticas Em informação E Conhecimento, 1(2), 4–9. https://doi.org/10.5380/atoz.v1i2.41308

    Edição

    Seção

    Entrevistas