Questões de metodologia - Parte 2
DOI:
https://doi.org/10.5380/atoz.v1i2.41308Palavras-chave:
Metodologia da pesquisa, Ciências Sociais Aplicadas, Ciência da Informação, Pesquisas científicasResumo
A Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem, especialista em metodologia e produção científica, responde questões dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (PPCGI/UFPR) e da Graduação em Gestão da Informação (CGI/UFPR). Nesta segunda parte da entrevista a Profa. Leilah esclarece, com ênfase nas peculiaridades da pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e Ciência e Gestão da Informação, os seguintes aspectos: as condições da coleta e análise de dados, as diferenças entre pesquisa ação e pesquisa participante, as estratégias para identificar fontes seguras e de qualidade para a elaboração do referencial teórico e, as características gerais da produção científica.
Referências
BRUYNE, P.; HERMAN, J.; SHOUTHEETE, M. de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
CUNHA, M. B. da. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2001.
MACHADO-DA-SILVA, C. L.; CUNHA, V. C.; AMBONI, N. Organizações: o estado da arte da produção acadêmica no Brasil. In: ENCONTRO ANUAL DA ANPAD, 14., 1990, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPAD, 1990.
SILVA, V. da. Perfil metodológico da pesquisa em Ciência da Informação. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão da Informação) - Universidade Federal do Paraná.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.
VERGARA, S. C.; PECI, A. Escolhas metodológicas em estudos organizacionais. Organizações & Sociedade, v. 10, n. 27, p. 13- 26, 2003.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista AtoZ é um periódico científico de acesso aberto e o copyright dos artigos e da entrevista pertence aos respectivos autores/entrevistados com cessão de direitos para a AtoZ no que diz respeito à inclusão do material publicado (revisado por pares/postprint) em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo.

Todo o conteúdo da Revista (incluindo-se instruções, política editorial e modelos) está sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Não Adaptada, a partir de Outubro de 2020.
Ao serem publicados por esta Revista, os artigos são de livre uso para compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial). É preciso dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas .
A AtoZ não cobra qualquer tipo de taxa para submissão e/ou processamento e/ou publicação de artigos.























