Notícias AtoZ [2023]: Revista AtoZ prorroga submissão em dossiê temático sobre avaliação da aprendizagem

A equipe editorial da revista AtoZ prorrogou, até 31 de agosto de 2023, o prazo para envio de artigos originais para submissão ao dossiê temático “Avaliação da aprendizagem digital versus Avaliação digital da aprendizagem”. A publicação ocorrerá no volume 13 da AtoZ, no primeiro semestre de 2024.

Acesse https://revistas.ufpr.br/atoz/about/submissions#authorGuidelines para conhecer as regras de submissão, e enviar seu artigo original à apreciação das organizadoras do dossiê.

A revista AtoZ tem por objetivo privilegiar e divulgar, de forma livre e gratuita, resultados de pesquisa interdisciplinares relacionados às áreas de Educação, Ciência, Tecnologia, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.

Nessa perspectiva, a equipe do periódico convida as pessoas pesquisadoras a compartilhar seus conhecimentos sobre tendências e novas práticas disruptivas e interdisciplinares baseadas no ensino. O volume terá organização das professoras doutoras Ana María Martín Cuadrado, da Universidade Nacional de Educação a Distância (UNED), da Espanha; Maria do Carmo Duarte Freitas, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do Brasil; María José Latorre Medina, da Universidade de Granada (UGR) Campus de Ceuta, da Espanha; e Karina Marisol Guardado Rivera, da Universidade de El Salvador (UES), de El Salvador.

 

Background do tema

Há evidências que confirmam que na era digital, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permitiram, por um lado, criar ambientes de aprendizagem ricos e flexíveis e, por outro, ampliar os cenários existentes, rompendo com as barreiras físicas e temporais geradas nos processos educativos.

Durante a pandemia de Covid-19, em todo o mundo, foi possível verificar o surgimento de alternativas educacionais para responder às necessidades do cenário existente. Portanto são inúmeros os argumentos de que graças à incorporação das TIC no campo educacional, determinadas metodologias e estratégias de ensino inovadoras têm sido promovidas, ampliando cenários de formação; fomentando novas formas de interação entre os docentes, entre alunos e professores; facilitando a abordagem do conhecimento a partir de diferentes perspectivas e favorecendo o desenvolvimento de inteligências múltiplas dos estudantes. Em resumo, vários ambientes propícios à aprendizagem foram criados, com desenhos que favorecem a atenção à diversidade.

No entanto, nos últimos anos, os estudos demonstram a relação entre inovação educacional, TIC e boas práticas; com o conjunto de avaliação didático-pedagógica e como a TIC tornou-se uma questão central de estudo e análise, devido à sua transversalidade e conexão com o resto dos elementos curriculares. Observando-se a partir da dupla perspectiva: quer a partir do conceito de currículo alinhado, quer da importância de garantir uma aprendizagem de qualidade à comunidade educativa e facilitar processos de avaliação integrativos, confiáveis e válidos. Após análise da literatura acadêmica, constata-se que na publicação científica em que a avaliação educacional é abordada, é comum haver a menção de seus autores à importância da inclusão das TIC nestes processos, certificando que, graças à sua incorporação, certas metodologias inovadoras são promovidas para avaliar a aprendizagem dos alunos em diferentes contextos (presencial e a distância), estágios educacionais (universitários e não universitários) e áreas do conhecimento.

Assim, no âmbito da avaliação educacional e da relação que mantém com as TIC, emergem-se dois contextos de ação que requerem atenção entre acadêmicos, professores e pesquisadores: a avaliação da aprendizagem digital localizada em contexto a distância, versus a avaliação digital da aprendizagem localizada em contextos presenciais. Em segundo lugar, a mistura de ambos os contextos pode causar outras modalidades, denominados de semipresenciais ou híbridos, em que a avaliação educacional digital aparece e oferece várias possibilidades de ação. Em qualquer uma das situações há uma aprendizagem que se dilui entre as áreas do conhecimento e nos cursos universitários ou não universitários (fases educacionais obrigatórias do ensino infantil, primário, secundário e/ou profissionalizantes). Em especial, a enfâse em qualquer um destes contextos educacionais contribuirá para a análise, reflexão e melhoria do ensino em qualquer curso/disciplina, em ambientes universitários e não universitários, com destaque à atividade de avaliação.

A área temática da revista abordará as transformações derivadas da inclusão das TIC nos processos educacionais presentes em diferentes ambientes (presencial, à distância e/ou híbrido), que apontam para um novo olhar na avaliação educacional assistida com tecnologia digital. Com base neste contexto, são propostos os seguintes domínios e eixos:

Área 1. Avaliação da aprendizagem digital.
Eixo 1. Avaliação como elemento curricular nas licenciaturas;
Eixo 2. A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem por competências:
1. Fases e estratégias;
2. Técnicas, instrumentos e ferramentas;
3. Tipos de avaliação: autoavaliação, coavaliação, heteroavaliação, etc.
Eixo 3. Modelos de avaliação de ensino e aprendizagem.
Eixo 4. Formação de profissionais para a integração das TIC no processo de avaliação educacional.
Eixo 5. Avaliação de profissionais com o objetivo de melhorar os processos educativos.
Eixo 6. A gestão da informação e a avaliação da aprendizagem digital.

Área 2. Avaliação digital da aprendizagem.
Eixo 1. Avaliação como elemento curricular nas licenciaturas.
Eixo 2. A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem por competências:
1. Fases e estratégias;
2. Técnicas, instrumentos e ferramentas;
3. Tipos de avaliação: autoavaliação, coavaliação, heteroavaliação etc.
Eixo 3. Modelos de avaliação de ensino e aprendizagem.
Eixo 4. Formação de profissionais para a integração das TIC no processo de avaliação educacional.
Eixo 5. Avaliação de profissionais com o objetivo de melhorar os processos educativos.
Eixo 6. A gestão da informação e a avaliação digital da aprendizagem.

 

Objetivo do Dossiê

São muitas as ações e experiências de pesquisa que justificam a necessidade de avaliação educacional em licenciaturas. A contribuição da tecnologia digital é uma vantagem para a melhoria e inovação dos processos de ensino e aprendizagem, em geral, e, em particular, para a melhoria dos processos de avaliação. Este dossiê tem como objetivo conhecer e analisar como estão – e têm sido – os processos de mudança e inovação que visam a integração das TIC no processo de avaliação educacional, desenvolvidos em diferentes níveis e etapas.

Esperamos que as contribuições recebidas a esse respeito correspondam com os eixos mencionados nesta chamada e agreguem valor ao conhecimento gerado até agora em torno do tema deste dossiê.

Nesse contexto, serão aceitos trabalhos inéditos com implicações relevantes para a ampliação das fronteiras de compartilhamento da informação e do conhecimento sobre o tema central e seus eixos, nos quais demonstrem abordagens, aplicações e/ou metodologias inovadoras, incluindo estudos de revisão ou dados empíricos sobre avanços nos resultados de pesquisas.

 

Escopo do Dossiê

Estimula-se a submissão de artigos científicos em português, espanhol ou inglês, que se caracterizem como pesquisas rigorosas relacionadas a qualquer um dos temas e eixos propostos. 

A lista de eixos e temas não pretende ser exaustiva. Outros tópicos serão bem-vindos e apreciados, desde que se concentrem no domínio da avaliação de ensino-aprendizagem.

As demais regras de submissão da revista podem ser encontradas no link: https://revistas.ufpr.br/atoz/about/submissions#authorGuidelines

Tema: Avaliação da aprendizagem digital versus Avaliação Digital da aprendizagem.

Prorrogação do prazo de submissão: 31 de agosto de 2023.

Publicação: volume 13, em 2024.

Editoras

Dra. Ana María Martín Cuadrado (Universidade Nacional de Educação a Distância - UNED, Espanha). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7579-3701

Dra. María do Carmo Duarte Freitas (Universidade Federal do Paraná - UFPR, Brasil). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7046-6020

Dra. María José Latorre Medina (Universidade de Granada - UGR, Campus de Ceuta, Espanha). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2237-9341

Dra. Karina Marisol Guardado Rivera (Universidade de El Salvador - UES, El Salvador). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8851-8215