Notícias AtoZ [2022]: Chamada de Artigos para o Dossiê Temático da Revista AtoZ

A Revista AtoZ tem por objetivo privilegiar e divulgar, de forma livre e gratuita, resultados de pesquisa interdisciplinares relacionados às áreas de Educação, Ciência, Tecnologia, Gestão da Informação e do Conhecimento. 

Nessa perspectiva, convidamos os pesquisadores a compartilhar seus conhecimentos sobre tendências e novas práticas baseadas no ensino, disruptivas e interdisciplinares,paraa apresentaçãode artigos neste número da Revistana Área Temática emAvaliação da aprendizagem digital versus Avaliação digital da aprendizagem aplicada a diversas áreas do conhecimento, organizada pelas professoras Dra. Ana María Martín Cuadrado (Universidade Nacional de Educação a Distância– UNED.Espanha),  Dra. María do Carmo Duarte Freitas (Universidade Federal do Paraná – UFPR. Brasil), Dra. María José Latorre Medina (Universidade de Granada -UGR, Campus de Ceuta.Espanha) e Dra. Karina Marisol Guardado Rivera (Universidade de El Salvador -UES. El Salvador).O dossiê será publicado no Volume 12 de 2023 da Revista AtoZ. 

Background do tema

Há evidências que confirmam que na era digital, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) permitiram, por um lado, criar ambientes de aprendizagem ricos e flexíveis e, por outro, ampliar os cenários existentes, rompendo com as barreiras físicas e temporais geradas nos processos educativos.Durante a pandemia de COVID19, em todo o mundo, foi possível verificar o surgimento de alternativas educacionais para responder às necessidades do cenário existente. Portanto, são inúmeros os argumentos de que graças à incorporação das TIC no campo educacional, determinadas metodologias e estratégias de ensino inovadoras têm sido promovidas, ampliando cenários de formação; fomentando novas formas de interação entre os docentes, entre alunos e professores; facilitando a abordagem do conhecimento a partir de diferentes perspectivas e favorecendo o desenvolvimento de inteligências múltiplas dos estudantes. Em resumo, vários ambientes propícios à aprendizagem foram criados, com desenhos que favorecem a atenção à diversidade. 

No entanto, nos últimos anos, os estudos demonstram a relação entre inovação educacional, TIC e boas práticas; com o conjunto deavaliaçãodidática-pedagógica ecomoa TICtornou-se uma questão central de estudo e análise, devido à sua transversalidade e conexão com o resto dos elementos curriculares.Observando a partir da dupla perspectiva: quer a partir do conceito de currículo alinhado, quer da importância de garantir uma aprendizagem de qualidade à comunidade educativa e facilitar processos de avaliação integrativos, confiáveis e válidos.Ao analisarmos a literatura acadêmica constata-se que na publicação científica em que a avaliação educacional é abordada, é comum encontrar a menção de seus autores à importância da inclusão das TIC nestes processos, certificando que, graças à sua incorporação, certas metodologias inovadoras têm sido promovidas para a avaliar a aprendizagem dos alunos em diferentes: contextos (presencial e a distância),estágios educacionais (universitários e não universitários) e áreas do conhecimento. 

Assim, no âmbito da avaliação educacional e da relação que mantém com as TIC, emergem dois contextos de ação que requerem atenção entre acadêmicos, professores e pesquisadores: a avaliação da aprendizagem digital localizada em contexto a distânciaversusa avaliação digital da aprendizagem localizada em contextos presenciais.Em segundo lugar, a mistura de ambos os contextos podem causar outros, denominados de semipresenciais ou híbridos, em que a avaliação educacional digital aparece e oferece várias possibilidades de ação.Em qualquer uma das situações, há uma aprendizagem que se dilui entre as áreas do conhecimento e nos cursos universitários ou não universitários (fases educacionais obrigatórias do ensino infantil, primário, secundário e/ou profissionalizantes).Em especial, a enfâse em qualquer um desses contextos educacionais contribuirá para a análise, reflexão e melhoria do ensino em qualquer curso/disciplina, em ambientes universitários e não universitários, enfatizando a atividade de avaliação. 

A área temática da revista abordará as transformações derivadas da inclusão das TIC nos processos educacionais presentes em diferentes ambientes (presencial, à distância e/ou brido), que apontam para um novo olhar na avaliação educacional assistida com tecnologia digital.Com base neste contexto, são propostos os seguintes domínios e eixos: 

 

Área 1. Avaliação da aprendizagem digital. 

Eixo 1. Avaliação como elemento curricular nas licenciaturas; 

Eixo 2. A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem por competências: 

1. Fases e estratégias; 

2. Técnicas, instrumentos e ferramentas; 

3. Tipos de avaliação: autoavaliação, coavaliação, heteroavaliação, etc. 

Eixo 3. Modelos de avaliação de ensino e aprendizagem. 

Eixo 4. Formação de profissionais para a integração das TIC no processo de avaliação educacional. 

Eixo 5. Avaliação de profissionais com o objetivo de melhorar os processos educativos. 

Eixo 6. A gestão da informação e a avaliação da aprendizagem digital. 

 

Área 2. Avaliação digital da aprendizagem. 

Eixo 1. Avaliação como elemento curricular nas licenciaturas.; 

Eixo 2. A avaliação dos processos de ensino e aprendizagem por competências: 

1. Fases e estratégias; 

2. Técnicas, instrumentos e ferramentas; 

3. Tipos de avaliação: autoavaliação, coavaliação, heteroavaliação, etc. 

Eixo 3.Modelos de avaliação de ensino e aprendizagem. 

Eixo 4. Formação de profissionais para a integração das TIC no processo de avaliação educacional. 

Eixo 5. Avaliação de profissionais com o objetivo de melhorar os processos educativos. 

Eixo 6. A gestão da informação e a avaliação digital da aprendizagem. 

 

Objetivo 

São muitas as ações e experiências de pesquisa que justificam a necessidade de avaliação educacional em licenciaturas.A contribuição da tecnologia digital é uma vantagem para a melhoria e inovação dos processos de ensino e aprendizagem, em geral, e, em particular, para a melhoria dos processos de avaliação.Estedossiê tem como objetivo conhecer e analisar como estão – e têm sido – os processos de mudança e inovação que visam a integração das TIC no processo de avaliação educacional, desenvolvidos em diferentes níveis e etapas. 

Esperamos que as contribuições recebidas a esse respeito correspondamcom os eixos mencionados nesta chamada e agreguem valor ao conhecimento gerado até agora em torno do tema deste dossiê. 

Nesse contexto, serão aceitos trabalhos inéditos com implicações relevantes para a ampliação das fronteiras de compartilhamento da informação e do conhecimento sobre o tema central e seus eixos, nos quais demonstrem abordagens, aplicações e/ou metodologias inovadoras, incluindo estudos de revisão ou dados empíricos sobre avanços nos resultados de pesquisas. 

 

Escopo 

Estimulamos a submissão de artigos científicos em português, espanhol ou inglês que se caracterizem como pesquisas rigorosas relacionadas a qualquer um dos temas e eixos propostos.  

A lista de eixos e temas não pretende ser exaustiva. Outros tópicos serão bem-vindos e apreciados, desde que se concentrem no domínio da avaliação de ensino-aprendizagem. 

As demais regras de submissão da revista podem ser encontradas no link:

https://revistas.ufpr.br/atoz/about/submissions#authorGuidelines 

Dossiê temáticoAvaliação da aprendizagem digital versus Avaliação Digital da aprendizagem 

Prazo de submissão: 31 de maio de 2023 

Publicaçãov12, 2023 

 

Dra. Ana María Martín Cuadrado (Universidade Nacional de Educação a Distância – UNED. Espanha),  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7579-3701

 

Dra. María do Carmo Duarte Freitas (Universidade Federal do Paraná – UFPR. Brasil), Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7046-6020

 

Dra. María José Latorre Medina (Universidade de Granada -UGR, Campus de Ceuta. Espanha), Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2237-9341

 

Dra. Karina Marisol Guardado Rivera (Universidade de El Salvador -UES. El Salvador), Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8851-8215