APELO PARA DESCONSTRUIR ETNIAS AFRICANAS E DESCOLONIZAR A ANTROPOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jabs.v1i1.86186Referências
Amselle, J.-L. (1998) [1990], Mestizo Logics: Anthropology of Identity in Africa and Elsewhere. Stanford: Stanford University Press.
Balandier, G. (1976), As dinâmicas sociais: sentido e poder. São Paulo: Difel.
Balandier, G. (2014), A situação colonial: abordagem teórica. In: Cadernos Ceru, v. 25, n. 1, jun. 2014, pp. 33-58.
Barth, F. (1998) [1969], Grupos étnicos e suas fronteiras. In: Poutignat, P.; Streiff-Fenart, J., Teorias da etnicidade. São Paulo: Ed. Unesp, pp. 187-227.
Geschiere, P. (2005), Autochthony and Citizenship: New Modes in the Struggle over Belonging and Exclusion in Africa. In: An African Journal of Philosophy, n. XVIII, 2005, pp. 9-24.
Geschiere, P. (2012), Política de la pertenencia: brujería, autoctonia e intimidad. Ciudad de México: FCE.
Kopytoff, I. (ed.). (1987), The African Frontier: The Reproduction of Traditional African Societies. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press.
M’Bokolo, E. (2009), África negra: história e civilizações. Tomo I (até o século XVIII). Salvador: Edufba / São Paulo: Casa das Áfricas.
M’Bokolo, E. (2011), África negra: história e civilizações. Tomo II (do século XIX aos nossos dias). Salvador: Edufba / São Paulo: Casa das Áfricas.
Mudimbe, V. Y. (2013) [1988], A invenção de África: gnose, filosofia e a ordem do conhecimento. Mangualde: Pedago; Luanda: Mulemba.
Ranger, T. O. (1997) [1983], A invenção da tradição na África colonial. In: Hobsbawm, E.; Ranger, T. O. (orgs.), A invenção das tradições. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, pp. 219-269.
Vail, L. (ed.). (1989), The Creation of Tribalism in Southern Africa. Berkeley and Los Angeles: University of California Press
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados na JABS são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.