INFLUÊNCIA DA COBERTURA COM MANTA TÉRMICA RECICLADA SOBRE VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS DE COELHOS DOMÉSTICOS MANTIDOS EM GALPÃO COLETIVO NO PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v24i4.89681Keywords:
cunicultura, embalagem tetra pak ®, temperatura retal, temperatura corporalAbstract
A temperatura ambiente é um fator que influencia fortemente a produtividade dos coelhos. Objetivou-se avaliar o impacto do uso de manta térmica confeccionada com embalagem tetra pak ® sobre variáveis fisiológicas de láparos domésticos nas condições climáticas do Pará. Foram utilizados quatro láparos. O experimento foi realizado em um esquema inteiramente casualizado com dois tratamentos (com e sem manta térmica) e 4 repetições. Foram avaliadas as temperaturas: retal, do pavilhão auditivo, entre os olhos, timpânica, do tórax, da barriga, da coxa interna direita e do dorso. A utilização de manda térmica reciclada confeccionada com embalagens tetra pak® diminuiu a temperatura em 2,45°C pela manhã e 1 °C no período da tarde no interior do galpão, favorecendo o ganho de peso e contribuindo para a diminuição das temperaturas corporais de coelhos domésticos. No período da tarde a diminuição da temperatura ambiente proporcionada pela manta não foi suficiente para diminuir as temperaturas corporais dos coelhos, havendo a necessidade de combinar estratégias de controle da temperatura para promover a cunicultura na região Norte.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.