ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS CORPORAIS DO PEIXE Betta splendens

Authors

  • Veruska Dilyanne Silva Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Alda Lúcia de Lima Amâncio Universidade Federal da Paraíba
  • Cacio Ribeiro Cavalcanti Universidade Federal de Campina Grande
  • João Marcos Monteiro Batista Universidade Federal do Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5380/acd.v20i3.67397

Keywords:

aquariofilia, correlações, glicose sérica, piscicultura ornamental

Abstract

A piscicultura ornamental representa um mercado lucrativo. Uma característica marcante do setor é a variedade de espécies das quais, o Betta splendens se destaca como um dos peixes mais comercializados no cenário mundial. Mediante a importância da espécie e escassez de informações sobre o tema, a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de descrever características fenotípicas e a concentração de glicose sanguínea (dm/l) de acordo com o sexo, como também, identificar correlações entre peso corporal e medidas morfométricas do Betta splendens. Foram utilizados 80 peixes divididos em dois grupos, machos e fêmeas com 6 meses de vida. A coleta de dados consistiu na pesagem, medição (comprimento total e padrão, largura, altura e comprimento da cabeça) e coleta de sangue para análise da concentração de glicose. Os dados foram submetidos à análise de variância, as médias comparadas pelo teste t, e realizada análise de correlação de Pearson entre peso e características morfométricas. Os machos possuem maior comprimento total e de cabeça, enquanto as fêmeas apresentam maior largura. A glicose sanguínea permaneceu entre 50,40 e 51,11 dm/l para a espécie. Existe forte correlação positiva entre todas as variáveis analisadas, sendo a relação entre comprimento total e comprimento padrão a mais forte observada no grupo das fêmeas, e a relação entre comprimento total e comprimento de cabeça para machos. Conhecer o comportamento e relação entre características fenotípicas do Betta splendens pode contribuir para estudos visando seleção de características desejáveis nas espécies ornamentais, contribuindo com a formação de novas linhagens.

Author Biographies

Veruska Dilyanne Silva Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Graduação, Mestrado e Doutorado em Zootecnia. Trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: Nutrição e produção de peixes ornamentais, piscicultura, nutrição de não ruminantes e aditivos alimentares em rações.

Alda Lúcia de Lima Amâncio, Universidade Federal da Paraíba

Zootecnista, professora doutora da Universidade Federal da Paraíba - CCHSA/Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias /Departamento de Ciência Animal.

Cacio Ribeiro Cavalcanti, Universidade Federal de Campina Grande

Zootecnista, doutorando em Engenharia Agrícola, Universidade Federal de Campina Grande.

João Marcos Monteiro Batista, Universidade Federal do Goiás

Zootecnista, doutorando em Zootecnia, Universidade Federal do Goiás.

Published

2019-11-12

How to Cite

Gomes, V. D. S., Amâncio, A. L. de L., Cavalcanti, C. R., & Batista, J. M. M. (2019). ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS CORPORAIS DO PEIXE Betta splendens. Visão Acadêmica, 20(3). https://doi.org/10.5380/acd.v20i3.67397

Issue

Section

Artigos