EVALUATION OF THE ACTIVITY OF ESSENTIAL OIL ANTIFUNGAL Peumus boldus (MONIMIACEAE) FACING THE YEAST SPECIES Candida albicans
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v15i2.37128Keywords:
Óleo essencial, Peumus boldus, Candida albicans, atividade antifúngicaAbstract
Nas últimas décadas, inúmeros estudos vêm sendo realizados para conferir as plantas seu real valor e eficácia terapêutica. Os produtos oriundos de vegetais de uso medicinal com propriedades antifúngicas tornam-se uma nova alternativa no tratamento contra infecções fúngicas. A disponibilidade de antifúngicos atualmente utilizados na clínica é relativamente pequena, sendo algumas vezes ineficiente e com toxicidade elevada. O surgimento de resistência a determinadas drogas, reforça a demanda por novas alternativas terapêuticas. A busca por novos alvos, o entendimento dos mecanismos de virulência, bem como os de resistência microbiana são fundamentais diante do quadro atual. Neste contexto, o presente estudo visou avaliar “in vitro” a atividade antifúngica do óleo essencial de Peumus boldus sobre cepa da espécie Candida albicans. O óleo essencial foi obtido através da técnica de hidrodestilação. O ensaio antifúngico foi realizado pelo método de macrodiluição em tubos. O óleo apresentou atividade antifúngica inibindo o crescimento de Candida albicans em uma CIM de 0,25% v/v. Conclui-se assim que o óleo essencial de Peumus boldus possui boa atividade antifúngica, sendo eficaz na inibição do crescimento de leveduras da espécie Candida albicans.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.