PHYSICO-CHEMICAL ASSAYS, HEMOLYTIC AND ANTIMICROBIAL ACTIVITY OF EXTRACTS AND FRACTIONS OF Buddleja stachyoides Cham. & Schltdl. (Scrophulariaceae)
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v14i3.33313Abstract
Buddleja stachyoides Cham. & Schltdl. é uma espécie nativa do Brasil, não endêmica, comum nas regiões Nordeste (Bahia, Alagoas), Centro-Oeste (Distrito Federal), Sudeste e Sul. É conhecida popularmente como calção de velho ou verbasco, e pertence a família Scrophulariaceae. Apesar de ser usada na medicina tradicional, os estudos que caracterizam esta espécie quanto às suas atividades biológicas são escassos e não existem relatos sobre seus parâmetros físico-químicos. Uma vez que estes dados são necessários para a identificação e caracterização da espécie vegetal, os objetivos deste estudo foram determinar os teores de umidade e cinzas totais para a droga vegetal e a prospecção fitoquímica para os extratos hidroalcoólico e aquoso. Foram analisadas ainda as atividades hemolítica e antimicrobiana dos extratos alcoólicos brutos e frações, das partes aéreas e raízes, de Buddleja stachyoides. Os teores obtidos para umidade e cinzas totais foram especificados pela primeira vez na literatura, e estão dentro de especificações determinadas por farmacopéias. A prospecção fitoquímica revelou a presença dos grupamentos de metabólitos secundários: iridoides, triterpenos, saponinas, flavonoides, cumarinas e fenóis, os quais, após sua elucidação estrutural, poderão ser utilizados como marcadores fitoquímicos de extratos padronizados. Quando as amostras foram avaliadas quanto a sua atividade hemolítica, apenas as frações clorofórmio das partes aéreas e hexano das raízes promoveram hemólise, isto pode ser atribuido à presença de saponinas, observada na prospecção fitoquímica. Nenhuma das amostras apresentou atividade antimicrobiana após 48 h de incubação. Estes testes são importantes para verificar a segurança e eficácia do uso da espécie vegetal Buddleja stachyoides.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.