AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE CONSUMIDORES DE PRODUTOS DIET E LIGHT QUE FREQUENTAM UM SUPERMERCADO DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v7i1.9011Resumo
Este artigo apresenta uma pesquisa que analisa o grau de conhecimento de consumidores de produtos diet e light vendidos em um supermercado de Curitiba. A amostra foi constituída de 80 clientes, selecionados aleatoriamente, entre homens e mulheres. Avaliou-se o grau de conhecimento entre os clientes através da aplicação de um formulário que apresentava perguntas abertas e fechadas sobre: renda familiar, grau de instrução, peso, altura, qual motivo faz uso dos produtos diet e light, grau de conhecimento sobre a diferença de cada produto e onde obteve informações sobre os produtos. Os resultados indicam que os entrevistados se concentram entre 15 e 44 anos, somando 75%; a maioria, 58%, consomem produtos Light e 33% consomem os dois produtos. Diet é o produto menos consumido. Os maiores consumidores são as mulheres, representando 73% dos entrevistados. Em relação à renda mostram o esperado, que produtos light e diet são mais consumidos por pessoas que tem renda familiar alta. A maioria dos entrevistados se classificam pelo índice de massa corpórea na classe de eutrofia. Dentre os entrevistados observa-se que 36% informações que se obtêm sobre estes produtos advêm de revistas. Conclui-se que não depende de renda, de instrução, de sexo ou idade o conhecimento sobre esses produtos. O que influencia esse conhecimento, segundo os dados, é procurar a informação no lugar certo. As pessoas consomem os produtos sem terem certeza do por que usam ou para que servem.
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