AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE ENTEROPARASITOSES E A EFICÁCIA DO CONSUMO DE Lactobacillus spp. PARA O CONTROLE DE INFECÇÕES PARASITÁRIAS.
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v21i4.77385Palavras-chave:
PARASITOLOGIAResumo
Parasitoses intestinais são doenças transmitidas ao seres humanos, que contribuem para diversas alterações metabólicas no corpo do hospedeiro, são infeções associadas a hábitos que potencializam o processo de disseminação da doença e ocorrem principalmente em regiões menos desenvolvidas, contudo sugere-se que probióticos, em especial o Lactobacillus spp. pode aumentar a atividade da microbiota intestinal, atuando contra infecções parasitárias. O presente estudo busca avaliar a prevalência de enteroparasitoses e fatores que determinam essa variação, bem como a eficácia do Lactobacillus spp. no controle de infecções parasitárias. Trata-se de um estudo qualitativo, de revisão bibliográfica, onde foi utilizado 39 referências, observando que a prevalência de enteroparasitoses está relacionada a fatores socioeconômicos e sanitários, e que embora pouco se saiba ainda sobre o mecanismo de ação, os lactobacillus spp. mostraram-se eficazes nos experimentos realizados, podendo controlar infecções ocasionadas por Trypanosoma cruzi, Plamosdium chibaudi e Giardia duodenalis
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
