ACONDICIONAMENTO E ROTULAGEM DO CHÁ DE CAPIM-LIMÃO (Cymbo-pogon citratus (D.C.) Stapf) COMERCIALIZADO PELO SEGMENTO SUPERMERCADO NA CIDADE DE CURITIBA1
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v6i1.574Palavras-chave:
alimento, qualidade, embalagemResumo
Apresentam-se informações sobre acondicionamento e rotulagem das marcas de chá de capim- limão (Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf), comercializadas pelo segmento supermercado na cidade de Curitiba. Tais informações foram obtidas, no período de agosto a outubro de 2001, por meio de pesquisa de campo, observação participante e documentação legal. No total, foram identificadas e analisadas 19 marcas de chá de capim-limão, sendo 47,36% de procedência paranaense. Constatou-se que 68,4% das marcas estavam acondicionadas em embalagens secundárias ou terciárias e 35,6% apresentavam-se em embalagens primárias, ou seja, a embalagem em contato direto com o alimento. Quanto à rotulagem, a maioria das marcas analisadas apresentava-se adequada à legislação vigente no que concerne à quase totalidade dos parâmetros considerados. A incorreção mais freqüente foi com relação à denominação de venda. Registrou-se ausência de rotulagem nutricional em cerca de dois terços das marcas analisadas, na época da pesquisa. Constatou-se por meio de análise comprobatória posterior, a adequação de cerca de 56% destas marcas, quanto à rotulagem correta da embalagem. Palavras-chave: alimento, qualidade, embalagem.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
