PROFILE OF BREASTFEEDING, COMPLEMENTARY FOOD, CURRENT CONSUMPTION FREQUENCY AND TENDENCY TO OVERWEIGHT IN CHILDREN UNDER 5 YEARS FROM CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/acd.v15i3.39119Palavras-chave:
Pré-Escolar, Aleitamento Materno, Alimentação Complementar, SobrepesoResumo
O objetivo foi verificar o perfil do aleitamento, alimento complementar e frequência de consumo atual dos pré-escolares de Curitiba, PR, para subsidiar a formulação de estratégias para combater a obesidade infantil. Um estudo transversal envolvendo crianças usuárias de unidades de saúde ou matriculadas em escolas públicas e particulares no município de Curitiba realizada de junho a dezembro de 2014. Fez-se uso de questionário para conhecer dados socioeconômicos, recordatório alimentar do primeiro ano de vida e frequência de consumo alimentar atual. Grande parte das famílias curitibanas não seguem as recomendações de: aleitamento, tanto a exclusividade quanto a duração; início de alimento complementar, pois introduzem precocemente água, chá, papa, açúcar; consideram sua alimentação saudável; não estão preocupadas com o excesso de peso dos filhos e não controlam muito o acesso às guloseimas e industrializados. Considerando que a obesidade é multifatorial, a população estudada, independente do poder aquisitivo, tem perfil para aumentar a prevalência do sobrepeso. Faz-se necessário sensibilizar as famílias para que a criança cresça em meio a nutrição adequada para o seu bom desenvolvimento, adquirindo bons hábitos alimentares e, assim, prevenindo novos casos e evitando que indivíduos com sobrepeso venham a se tornar obesos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.