Distribuição dos componentes biogênicos nos sedimentos da área do Canal de Salvador, Baía de Todos os Santos, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.5380/abequa.v1i1.13992Palavras-chave:
biogênicos, Baía de Todos os Santos, sedimento carbonáticoResumo
O trabalho apresenta uma análise preliminar da composição biogênica dos sedimentos de fundo do Canal de Salvador, uma das principais vias de acesso à Baía de Todos os Santos. Para caracterizar a composição biogênica e avaliar os grupos de organismos contribuintes à produção dos sedimentos carbonáticos recentes, foram utilizadas amostras de sedimentos de fundo das quais 300 grãos foram identificados nas frações granulométricas maiores que 0,125mm. A ocorrência de biogênicos se mostrou inversamente relacionada com a profundidade e diretamente relacionada com o teor de carbonato. Entre os componentes biogênicos carbonáticos, os que tiveram mais representatividade nos sedimentos de fundo foram os moluscos, com 30,2% de frequência. Além disso, os moluscos são os que mais contribuem ativamente para a formação dos sedimentos carbonáticos atuais do local, pois em quase todas as estações amostradas suas carapaças ocorrem de forma bem preservada.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Quaternary Environmental Geosciences adota a Licença Creative Commons, CC BY 4.0 Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, fazer download, copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, para qualquer fim, com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à Quaternary Envronmental Geosciences.
Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais assinada pelos autores.
