Dinâmica Sedimentar de Praias Estuarinas na Ilha do Marajó (Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.5380/qeg.v16i1.100992Palavras-chave:
sedimentação, morfologia, praia estuarinaResumo
As praias são compostas por acumulações de sedimentos de tamanhos variados (areia fina, seixo, cascalho), sob influência da altura e período das ondas e amplitude da maré, no geral, são sistemas naturais variáveis que passam por mudanças contínuas. Este artigo tem como objetivo analisar a dinâmica sedimentar nas praias estuarinas da vila de Jubim assim como a sua morfologia durante um período sazonal (2023-2024). A metodologia envolveu os seguintes procedimentos: (1) captura de imagens aéreas por meio de fotogrametria com drone; (2) posicionamento da base GNSS Geodésica; (3) coleta de pontos de controle utilizando posicionamento estático-rápido com RTK (Real Time Kinematic); (4) aferição da altura das ondas e (5) tratamento de cotas topográficas coletadas previamente com Estação Total e de amostragens anteriores de sedimentos superficiais. Os resultados mapeados de cotas topográficas (2,7 a 5,5 m) evidenciam que as maiores delas ocorreram no período chuvoso na praias das Meninas (4,3 m), Baleia (4,7 m) e Curuanã (5,5 m), enquanto que na praia de Salazar, a maior cota topográfica foi no período seco (4,7 m). Quanto a distribuição granulométrica, a interpolação dos dados indicou principlamente areia fina (2 a 3 ɸ) nas praias de Salazar e Meninas, e nas praias da Baleia e Curuanã, areia média (1 a 2 ɸ). As praias foram classificadas como transicional: praia-planície de maré (RTR > 15), dominadas por marés durante todo o período sazonal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Mayara de Souza Rodrigues, Leilanhe Almeida Ranieri

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Quaternary Environmental Geosciences adota a Licença Creative Commons, CC BY 4.0 Atribuição não comercial. Com essa licença é permitido acessar, fazer download, copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, para qualquer fim, com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos autorais à Quaternary Envronmental Geosciences.
Os direitos autorais são de propriedade exclusiva da revista, transferidos por meio da Declaração de Transferência de Direitos Autorais assinada pelos autores.
