A relação entre redes e turismo: uma análise bibliométrica sobre a emergência de um novo paradigma no planejamento turístico

Autores

  • Thiago Reis Xavier UFSM- Universidade Federal de Santa Maria
  • Raoni de Oliveira Inácio UFSM- Universidade Federal de Santa Maria
  • Milton Luiz Wittmann UFSM- Universidade Federal de Santa Maria
  • Angela Cabral Flecha UFOP- Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5380/tes.v5i2.26970

Palavras-chave:

Turismo, Redes, Bibliometria

Resumo

O turismo constitui um setor fragmentado, multifacetado e sua composição é em quase todos os segmentos por pequenas e médias empresas (PME’s) prestadoras dos mais variados tipos de serviços. A falta de um planejamento compartilhado entre as empresas do setor turístico e a necessidade por dados que subsidiem as tomadas de decisão a empresários e aos governos locais têm levado ao enfraquecimento do poder competitivo de destinos. Os aglomerados (clusters) aparecem como uma alternativa de promoção do desenvolvimento regional. Este artigo tem como objetivo ressaltar, através da relação entre os conceitos de redes, redes de PME’s e o turismo, como o entendimento das relações entre os atores de um destino pode proporcionar sua qualificação da oferta turística. Ademais, procura-se verificar como está a produção acadêmica sobre o tema em epígrafe. Tal objetivo pôde ser alcançado por meio de uma revisão teórica e aplicação da bibliometria na ISI Web of Science do índice de citações ISI Citation Indexes.

Biografia do Autor

Thiago Reis Xavier, UFSM- Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Mestrado e doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, na linha de pesquisa: Estratégia e Inovação. Bolsista CAPES/REUNI. Endereço para correspondência: Rua Floriano Peixoto, 1130 - ap. 151. CEP: 97015-371 - Santa Maria – RS (Brasil).

Raoni de Oliveira Inácio, UFSM- Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Turismo (Bacharelado) pela UFOP. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Administração da UFSM, na linha de pesquisa: Estratégia e Inovação. Bolsista CAPES/DS. Endereço para correspondência: Rua João XXIII, 78. CEP: 35400-000 - Ouro Preto – MG (Brasil).

Milton Luiz Wittmann, UFSM- Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Administração pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Mestrado em Administração pela UFRGS. Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Professor Associado IV da UFMS. Endereço para correspondência: Rua Duque de Caxias 2400 - ap. 201. CEP: 97060-210 - Santa Maria – RS (Brasil).

Angela Cabral Flecha, UFOP- Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação em Turismo pela Faculdade de Turismo de Belo Horizonte e em Comércio Exterior pelo Centro Universitário de Ciências Gerenciais UNA. Especialização em Planejamento do Desenvolvimento Turístico pelo Centro Interamericano de Turismo - CENID. Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista - UNIP. Professora adjunto da UFOP. Endereço para correspondência. Universidade Federal de Ouro Preto, Departamento de Turismo, campus do Morro do Cruzeiro. CEP: 35400-000 - Ouro Preto – MG (Brasil).

Downloads

Publicado

2012-10-14

Como Citar

Xavier, T. R., Inácio, R. de O., Wittmann, M. L., & Flecha, A. C. (2012). A relação entre redes e turismo: uma análise bibliométrica sobre a emergência de um novo paradigma no planejamento turístico. Turismo E Sociedade, 5(2). https://doi.org/10.5380/tes.v5i2.26970

Edição

Seção

Artigos