Open Journal Systems

GESTÃO TERRITORIAL DO SISTEMA DE PARQUES PÚBLICOS EM SALVADOR, BAHIA: CONTRADIÇÕES E PARADOXOS

Angelo Serpa

Resumo


Busca-se, neste artigo, elucidar as estratégias e os instrumentos de gestão municipal do sistema de parques públicos em Salvador-Bahia, a partir da análise do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, apontando para possíveis contradições e paradoxos entre as políticas recentes de requalificação urbana e as diretrizes e determinações contidas no PDDUA. São analisados a distribuição espacial da cobertura vegetal e seu “valor ecológico” no território municipal e a classificação das unidades de conservação no município, bem como as políticas de requalificação urbana empreendidas pelas gestões municipais ao longo das duas últimas décadas. A análise dos exemplos ao longo do artigo mostra que, embora os parques públicos sejam abordados tanto sob a ótica ambiental como sob a ótica do lazer no Plano Diretor, prevalece a última lógica como diretriz das políticas de requalificação urbana desses equipamentos nos limites do município. Ao final do artigo, enfatiza-se a centralidade da questão da acessibilidade – física e simbólica – e da distribuição espacial dos espaços públicos de natureza para uma discussão acadêmica profunda, que possa fundamentar em outras bases a gestão dos parques públicos no território municipal, a partir de uma análise crítica das idéias de desenvolvimento sustentável e sustentabilidade.

Palavras-chave


Gestão territorial; sistema de parques públicos; sustentabilidade; Territorial management; Public parks system; Sustainability; Salvador; Bahia

Texto completo:

PDF

Referências


EMELIANOFF, C. Les villes européennes face audéveloppement durable: une floraison d’initiatives sur fondde désengagement politique. Cahiers du PROSES, n. 8,Sciences-Po, 2004.

GONÇALVES, C. W. P. Meio ambiente, ciência e poder. In:SORRENTINO, M. Ambientalismo e participação nacontemporaneidade. São Paulo: Educ/Fapesp, 2001. p. 135-161.

JORNAL A TARDE. Salvador, 8 fev. 1998; 12 jan. 2002.

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO URBANO DESALVADOR. Estudos ambientais - relatório final. Salvador:Seplam/ PMS, 2004.

PLANO diretor será discutido em cinco audiências. Correioda Bahia, Salvador, 01 out. de 2006, p. 17.

SERPA, A. Ponto convergente de utopias e culturas: o Par-que de São Bartolomeu. Revista Tempo Social, São Paulo, v.8, n. 2, p. 177-190, 1996.

SERPA, A. Fatores socioculturais na avaliação de impactosambientais: o caso da periferia de Salvador. Cadernos doExpogeo, Salvador, v. 9, n. 9, p. 23-33, 1998.

YÁZIGI, E. O ambientalismo: ação e cientificidade em dúvi-da. Revista do Departamento de Geografia, São Paulo, n. 8,p. 85-96, 1994.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v12i0.6208