Open Journal Systems

AS FESTAS E O PROCESSO DE MODERNIZAÇÃO DO TERRITÓRIO GOIANO

Carmem Lúcia COSTA

Resumo


O presente trabalho é parte de uma pesquisa que vem sendo realizada no Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo e tem como objetivo maior problematizar os elementos ligados à reprodução do capital no território goiano, enfocando as transformações e persistências nas práticas socioespaciais dos sujeitos, mais especificamente, os moradores de pequenas cidades do interior, como Catalão – Goiás onde realizamos a nossa pesquisa sobre a Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, enfocando o processo de reorganização do território em função das necessidades dos capitais industrial, comercial e financeiro no processo de acumulação flexível. As transformações e as persistências diante da programação da vida cotidiana por interesses globais são analisadas através da Festa, percebendo a sua espetacularização e mercadificação, procurando identificar os elementos deste movimento que ajudam a compreender o processo de urbanização do território goiano.


Palavras-chave


Produção do espaço; urbano; cultura

Texto completo:

PDF

Referências


DEUS, João B. de. Transformações sócioespaciais e as dife-renças regionais em Goiás. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10. Anais... São Paulo, 2005.

BRANDÃO, Carlos R. A Festa do Santo de Preto. Goiânia: UFG, 1985. BEZERRA, Amélia C. A. Cidade, Cultura e Planejamento em Tempo de Espetáculo. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPE-GE, 7, 2007, Niterói. Anais... Niterói: 2007. 1 CD-ROM.

CARLOS, Ana F. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 1996.

______. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1995.

______. Espaço-Tempo na Metrópole. São Paulo: Contexto, 2001.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.FARIAS, Edson. Economia e Cultura no Circuito das Festas Populares Brasileiras. Revista Sociedade e Estado. Brasília, v. 20, n. 3, 2005.

GÓMEZ, Luiz P. História da cidade de Catalão. In: História Política de Catalão. Goiânia: Edufg, 1994. p. 21

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Revista Educação e Realidade. Porto Alegre. v. 22, n. 2, jul./dez, 1997.

HARVEY, David. A Condição Pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992.

HOBSBAWN, Eric.; RANGER, Terence (Org.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997

LEFEBVRE, Henri. Vida cotidiana no mundo moderno. São Paulo: Ática, 1991.

______. La revolución urbana. Madrid: Alianza, 1983.

______. O direito à cidade. São Paulo: Moraes, 1991a.

______. Espacio y politica. Madrid: Península, 1976.

______. Critique de l avie quotidienne. Introduction. Paris: L’Arche Editeur, 1958.

MAIA, Carlos E. S. Enlaces Geográfi cos de um Mundo Festivo – Pirenópolis: a tradição cavalheiresca e sua rede organizacio-nal. Rio de Janeiro, Tese (Doutorado) - PPGG/UFRJ, 2002.

MAIA, Doralice S. A Geografi a e o estudo dos costumes e das tradições. In: Terra Livre. São Paulo: AGB, n.16, 1º sem. 2001.

MOURA, Clovis. Dialética radical do Brasil Negro. São Paulo: Editora Anita, 1994.

PRADO, Patrícia do. Congada, corpo e cultura na 125ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário. Dissertação (Mes-trado) - Unicamp, Campinas, 2003.

PAULA, Maria H. Cantigas das Congadas de Catalão – aspec-tos linguísticos e identidade cultural. Dissertação (Mestrado) - UFG, Goiânia, 2000.

SANTANA, Paola V. de. Maracatu: a centralidade da periferia. Tese (Doutorado) - Departamento de Geografi a, FFLCH/USP, São Paulo, 2006.

KATRIB, Cairo M. Nos mistérios do Rosário: as múltiplas vivências da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário – Catalão (1936 – 2003). Dissertação (Mestrado) - UFU, Uberlândia, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/raega.v16i0.12679