Transições na carreira na perspectiva de psicólogos: motivos e estratégias de enfrentamento
DOI:
https://doi.org/10.5380/riep.v25i1.70715Palavras-chave:
psicólogo, psicologia vocacional, desenvolvimento profissional.Resumo
A construção da carreira ao longo da vida requer habilidades de gerenciamento e adaptação às transições. Assim, este estudo objetivou descrever os motivos e as estratégias utilizadas por uma amostra de 91 psicólogas/os para lidar com as transições. A pesquisa ocorreu por uma plataforma online que continha um questionário sobre as transições na carreira. Com uso do software IraMuteQ foram analisados dois corpus: motivos e estratégias. O eixo central sobre os motivos das transições aponta a busca por autonomia e crescimento profissional, qualidade de vida, exploração de novos interesses, insatisfação com a remuneração e fatores externos. No campo das estratégias, ganhou destaque a aquisição de novas experiências, estudos, busca por parcerias, pesquisas sobre o mercado de trabalho, cultivo do networking e a dedicação à pesquisa e à docência. Os motivos e as estratégias apontadas corroboram outros achados da literatura com psicóloga/o e com outros grupos profissionais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.