Competência acadêmica de crianças do Ensino Fundamental: características sociodemográficas e relação com habilidades sociais

Autores

  • Marina Bandeira
  • Sandra Silva Rocha
  • Luisa Gonçalves Pires
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette
  • Almir Del Prette

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v10i1.5773

Palavras-chave:

competência acadêmica, habilidades sociais, crianças, ensino fundamental, variáveis sociodemográficas

Resumo

Esta pesquisa avaliou características da competência acadêmica em sua relação com o repertório de habilidades sociais e com variáveis sociodemográficas de uma amostra de 257 crianças de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Foi aplicada a escala SSRS (Social Skills Rating System) a 185 crianças, seus pais e 12 professores. O questionário Critério Brasil foi usado para avaliação sócio-econômica. Os resultados mostraram que 7,9% dos estudantes apresentavam muita dificuldade de aprendizagem. As meninas obtiveram escores mais elevados do que os meninos em competência acadêmica. As crianças de escola particular apresentaram melhores índices do que as de escolas públicas. Uma melhor competência foi observada em crianças de nível socioeconômico mais elevado. Quanto maior era o nível das habilidades sociais das crianças, melhor era a competência acadêmica e menor o número de reprovações. Estes resultados confirmam os dados da literatura e sugerem a necessidade de intervenções visando promover as habilidades sociais em contexto escolar.

 

Palavras-chave: competência acadêmica; habilidades sociais; crianças; ensino fundamental; variáveis sociodemográficas.

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Como Citar

Bandeira, M., Rocha, S. S., Pires, L. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2006). Competência acadêmica de crianças do Ensino Fundamental: características sociodemográficas e relação com habilidades sociais. Interação Em Psicologia, 10(1). https://doi.org/10.5380/psi.v10i1.5773

Edição

Seção

Artigos